22/08/2023



Cotidiano

Grigolo conhece sistema de garantia de crédito de outros países

imagem-8550

Guarapuava – O presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Valdir Grigolo (foto), viajou esta semana para a Europa, onde participa de missão que cumprirá roteiro de viagens em Portugal, Espanha e Itália.
Grigolo compõe comitiva formada por 26 representantes de associações comercias de todo Estado (como Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão e Maringá), do Sicoob e Sebrae. A finalidade da viagem é conhecer o funcionamento de sociedades garantidoras de crédito (SGCs) nesses países.
Para tanto, os participantes integraram ao Fórum Ibero Americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para as micro, pequenas e médias empresas, realizado ontem, dia 10,e hoje, 11. No dia 17, a missão conhecerá a Cooperativa de Mondragon, um dos principais grupos empresariais da Espanha.
A Acig quer colocar em prática a Sociedade de Garantia de Crédito, a SGC, um mecanismo que já existe na Europa.
No Brasil, há exemplos como o da Serra Gaúcha. O objetivo é possibilitar que as pequenas empresas tenham acesso ao crédito.
A SGC funciona como espécie de fiadora. Cria um fundo que dá aval para que o pequeno empresário consiga crédito nos bancos.
“Muitas empresas não têm garantia para oferecer aos bancos e não conseguem ter acesso a crédito. A agência vai dar a esses empresários o aval para eles poderem captar recursos para suas atividades”.
A intenção da Acig é que a SGC seja implantada ainda este ano, mas será preciso envolvimento de toda classe empresarial.
Grigolo está otimista quanto à implantação, mas sabe que não será fácil – assim como foi difícil implantar a cooperativa de crédito e a linha aérea, duas conquistas encampadas pela Acig. “A sociedade tem que entender o benefício para a comunidade e que as coisas funcionam quando se trabalha unido”.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo