22/08/2023
Cotidiano

Grigolo vai a Cascavel para formação do Conselho Pró-Duplicação

imagem-9263

Guarapuava – O presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) Valdir Grigolo viajou hoje (7) pela manhã rumo a Cascavel, onde a tarde será realizada reunião para formar o Conselho Pró-Duplicação da BR-277.
Em agosto, a Acig sediou a primeira reunião para tratar do tema, com presença de associações comerciais de todo Estado, bem como de coordenadorias regionais da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). No encontro, ficou montada comissão responsável pela constituição do conselho.
Além de dar o primeiro passo para a criação do conselho, a Acig busca o comprometimento de autoridades políticas para que a duplicação aconteça. Na última sexta-feira (02), foi a vez do senador Alvaro Dias receber, na sede da associação, documento com as reivindicações.

Mobilização
Grigolo destacou que a mobilização das entidades aumenta as chances de que a duplicação ocorra antes do que prevê o contrato (2019). Segundo o presidente da Acig, há necessidade de que a rodovia seja duplicada antes disso, sob risco de ficar estrangulada, prejudicando o desenvolvimento econômico do Estado, além de elevar o risco de acidentes de trânsito.
“Quando o projeto foi feito, há dez anos, os políticos menosprezaram o crescimento do país. A realidade brasileira foi muito acima do que estava previsto”, argumentou Grigolo.
O principal gargalo para Guarapuava é o trecho de aproximadamente 45 quilômetros entre a cidade e o trevo do Relógio, em Prudentópolis. Mas a Acig quer a duplicação em toda a extensão da BR-277. Duplicar a rodovia é investir no desenvolvimento econômico, frisou Grigolo. “Precisamos melhorar o transporte de produção. O custo da tonelada do produto para levar para o porto é muito alto em razão do tráfego lento”.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.