Taís Nichelle
Faltam apenas cinco dias para o início do inverno, estação do ano onde os casos de gripe começam a aumentar. Com a queda das temperaturas, as pessoas tendem a ficar em lugares fechados, o que favorece ainda mais o contágio. Por isso, o cuidado deve ser redobrado nas escolas, onde várias crianças ficam fechadas em uma sala de aula. “Lavar as mãos, cuidar da higiene em geral e manter a sala ventilada são atitudes básicas e fundamentais para previnir casos de gripe nas escolas”, declara Silvia Maria Koloa, enfermeira da Divisão de Vigilância e Saúde de Guarapuava.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a febre alta e demais complicações causadas pela gripe podem afastar a criança da escola por até cinco dias. Além disso, a tosse e demais complicações causadas pela gripe podem fazer com que a criança perca até duas semanas de aulas.
A gripe é mais do que um simples resfriado. Causada por uma infecção viral aguda do sistema respiratório, seus sintomas tendem a ser muito mais graves e podem durar por mais tempo. As crianças até 5 anos fazem parte do grupo de risco suscetível a complicações como a pneumonia, que pode levar a hospitalização e até morte.