Da Redação, com assessoria
Foz do Jordão – O Grupo de Mulheres do CRAS é um dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidos pela rede assistencial de proteção básica do município de Foz do Jordão. Neste ano de 2014 as atividades tiveram início no mês de maio sob a coordenação da psicóloga Julianne Aparecida de Lima. No momento, o Grupo conta com a participação de 25 mulheres divididas em dois subgrupos: um nas quartas e outro nas quintas feiras. Os encontros são semanais e duram 1 hora e 30 minutos.
O principal objetivo do grupo é promover a convivência e o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, buscando nos encontros, trabalhar temas como autoestima, autoconhecimento e valorização da história de vida das participantes por meio do uso expressivo de recursos plásticos de arte. Além disso, também promove espaço afetivo para expressão de sentimento e opiniões livres de julgamentos e preconceitos.
Conforme a psicóloga Juliane, o Grupo também participa de outras atividades. “Como prática de vivência comunitária, o grupo de mulheres participa de alguns eventos externos como o CRAS nas comunidades. Também houve encontros em que, por meio de roda de conversa tratou-se da saúde da mulher e saúde mental. De acordo com as verbalizações das participantes, estas avaliam de forma positiva os encontros do grupo principalmente por sentirem-se bem em um espaço que promove a amizade, a expressão de sentimentos e novas aprendizagens” afirmou Juliane.