22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Grupos prioritários já podem tomar o reforço da vacina bivalente

Conforme a Secretaria de Saúde de Guarapuava, o reforço é indicado para pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos

Vacinação

Guarapuavarecebe novo love de vacinas bivalentes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os grupos prioritários já podem tomar o reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Saúde de Guarapuava, o reforço é indicado para pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos. Essas pessoas devem ter recebido a última dose da vacina há mais de seis meses (entre fevereiro e junho).

A recomendação ocorreu após a descoberta de sublinhagem JN.1 da variante B. 2.86, ramificação da ômicron que circula no Brasil. Apesar da variante não ter casos registrados no município, Guarapuava está seguindo as recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para a prevenção.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, há 11.377 pessoas para receber essa dose de reforço em Guarapuava. “É um público bem grande que a gente tem que atingir. Já pedimos uma quantidade de doses a mais, esperando que o pessoal venha se vacinar”.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis para a vacinação durante a semana no horário das 8h às 17h. Nas UBS que funcionam com horário estendido a vacinação vai até as 21h. Além disso, há o Centro Municipal de Vacinação, com sede no prédio do antigo Cisgap. Lá, a aplicação das doses ocorre de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Para receber a dose do imunizante, a pessoa deve levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.