22/08/2023
Geral Guarapuava

Guairacá inaugura laboratório de metodologias inovadoras

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 Da Redação, assessoria 

Guarapuava –  A Faculdade Guairacá está atenta às tendências e às novas necessidades do ensino superior, por isso, desde o ano passado vem realizando estudos sobre a aplicação de metodologias ativas de ensino. A mais recente novidade da instituição é a implantação do Laboratório de Metodologias Inovadoras.

O novo espaço se desvincula totalmente do modelo padrão de sala de aula, com mobiliário e recursos audiovisuais que possibilitam o desenvolvimento de atividades acadêmicas muito mais dinâmicas, melhorando a compreensão de conteúdos. Há quatro projetores multimídia, dispostos estrategicamente em todas as direções da sala, e todas as paredes são usadas como lousa. Não existe uma frente e as mesas são hexagonais para atividades em grupo. O espaço dispõe ainda de pontos de acesso à internet, para que cada aluno possa utilizar recursos tecnológicos, tais como tablets, notebooks e smartphones.

As salas de metodologias ativas proporcionam o acesso a experiências inovadoras de educação e estão sendo utilizadas pelas principais instituições educacionais do Brasil e do exterior. O aluno, que antes era apenas um receptor passivo da teoria ministrada pelo professor, passa a ser o principal ator em sua aprendizagem, conforme explicou o Diretor Executivo da instituição, Evilásio Gentil de Souza Neto. “O Laboratório de Metodologias Inovadoras é um projeto da Faculdade Guairacá que reconhece o aluno como sujeito ativo do próprio processo de educação e que, diante dessa premissa, trabalha na formação permanente do docente, para que ele entenda a nova natureza da sua profissão: um mediador do processo de ensino e aprendizagem”.

A professora Bianca Raquel Garcia Pereira foi uma das primeiras a utilizar o novo espaço implantado pela Guairacá. Ela destacou que grandes mudanças sociais vêm acontecendo com a globalização e, nesse aspecto, a educação ocupa papel fundamental, pois fica responsável em formar sujeitos críticos que saibam se colocar diante da sociedade e de suas mudanças, cientes de seus direitos e deveres. “As instituições de ensino superior juntamente com seu corpo docente devem acompanhar essas mudanças, romper com os métodos tradicionais de ensino e desenvolver inovações metodológicas para que o processo de ensino aprendizagem se torne significativo e corresponda às expectativas dos estudantes”.

De acordo com o Diretor Executivo, o mercado de trabalho globalizado, impactado pelas transformações, está cada vez mais a exigir profissionais bem formados, cujo perfil incorpore as competências e habilidades ditas sociais, como: espírito de equipe, responsabilidade, iniciativa, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, autonomia e aprendizagem permanente, entre outras.

Face aos desafios da realidade e ao papel estratégico da metodologia de ensino no processo educativo, a inovação acadêmica na Faculdade Guairacá está focada na incorporação em sua prática educativa de métodos ativos de aprendizagem como o Peer Instruction (Instrução pelos Pares), o Team-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Equipe), o Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problema), o Project-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto) e o Case Study (Estudo de Caso).

Segundo a professora Jaqueline Puquevis de Souza, a adesão desse novo modelo na Guairacá foi recebida com grande entusiasmo. “Pude perceber que o envolvimento com a teoria pode ser experimentado de forma mais dinâmica e proveitosa. A disposição das mesas em grupos circulares, os telões e todos os recursos tecnológicos disponíveis nessa sala propiciam muito mais trocas, discussões e favorecem conhecimento e fixação da aprendizagem”.

Fabio Borges, acadêmico do curso de Matemática, aprovou a novidade. “Nossa turma do 5º Período de Matemática foi feliz ao ser uma das primeiras a contemplar o novo espaço. Na atividade a turma foi dividida em grupos, em mesas que podem ser desconectadas uma das outras, formando subgrupos. Ainda utilizamos os nossos smartphones, conectando à rede wifi da sala”. A compreensão de temas abordados, o debate construtivo, a formação de grupos em círculo e a participação ativa dos alunos são as principais diferenças sinalizadas por Fabio. “A nova sala de metodologias ativas é um ambiente propício para novas ideias, novos ares para a área de ensino, além de contar com um conforto, que integralmente faz jus à qualidade de ensino proposto pela faculdade”.

Cristina Esteche

Jornalista

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