22/08/2023



Geral

Guairacá participa da Maratona de Programação

imagem-98727

Da Redação 

Acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá irão participar no sábado (12) da etapa regional da Maratona de Programação, em Maringá.

A International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizada pela Association for Computing Machinery (ACM), é uma competição de programação de várias etapas baseada em times. Essa é a mais antiga e prestigiada competição mundial e envolve uma rede global de universidades que hospedam competições regionais para selecionar as equipes para a final mundial da ICPC. No Brasil, desde 1996 a Sociedade Brasileira de Computação promove a Maratona de Programação, como classificatória para a ICPC, destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação.

Os acadêmicos Lucas Kulik Chropacz, Adriano Luis Lopes da Silva, Fabio José Dukievicz e Lucas dos Santos Veque formam a equipe que representa a Guairacá no evento, sob coordenação dos professores Ana Carolina Espírito Santo Lima e Willyan Daniel Abilhoa.

De acordo com a assessoria de comunicação da faculdade, essa é a primeira participação da instituição na Maratona de Programação, através de um projeto criado pelo Colegiado. “O nosso intuito é incentivar a participação dos nossos alunos em projetos extracurriculares que os levem além das salas de aula. A maratona, por exemplo, faz com que eles criem mais afinidade com a programação, e mostra inclusive, que qualquer aluno da área pode programar”, explicou o coordenador do curso, professor Rodrigo Souza D’Ávila.

A maratona consiste na resolução de exercícios que exigem habilidades importantes dos participantes, como criatividade, trabalho em equipe, busca por novas soluções aos programas apresentados e habilidade de resolução de programas sob pressão. Segundo o professor Rodrigo, essa será uma experiência bastante rica para eles. “Como é o nosso primeiro ano estamos levando só uma equipe, mas nas próximas edições do evento pretendemos levar quantas equipes conseguirmos formar”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo