Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – A Faculdade Guairacá deu início nessa semana ao Projeto Integrador dos cursos de Administração e Tecnologia em Gastronomia, que tem como objetivo trabalhar o processo de orientação de gestão e técnica de empresas da região.
Durante a cerimônia de abertura do projeto no auditório da instituição, estiveram presentes representantes das empresas Fernanda Confeitados, Nostra Marmitaria, Cantinho do Doce Sabor, Lacava Café Uruguaio, Cantinho das Massas, e também, a empresária Marcia Crisostimo e a professora Clarissa Domingos.
Segundo a coordenadora do curso de Administração, professora Janete Probst Munhoz, na ocasião, os estudantes puderam se relacionar com os mais diversos perfis de empreendedores da região, como aqueles que ainda estão analisando a viabilidade de entrar no mercado; aqueles que já atuam no mercado e consideram a possibilidade de continuar com o negócio ou não; e também, empresários que avaliam a possibilidade de modificar seu produto e de que forma isso pode ser trabalhado.
Danielle Linhares começou a vender seus doces em meados do mês de julho desse ano. Durante a cerimônia na Guairacá ela contou que, através de incentivo, acabou criando a página ‘Cantinho do Doce Sabor’ nas redes sociais e, a partir de então, a procura pelos seus produtos vem aumentando significativamente. Seu objetivo, a médio e longo prazo, é tornar-se referência em fabricação e venda de doces artesanais e, para isso, conta com o auxílio dos alunos da instituição para indicar o melhor caminho e tornar esse sonho possível.
“Entre nossas metas, queremos criar alternativas de pagamento mais acessíveis aos clientes, diversificar os doces vendidos e melhorar a decoração das embalagens. Mas nossa maior preocupação não é com a quantidade de doces produzidos e sim com a qualidade do que fazemos”.
Ao longo do Projeto Integrador nesse semestre, os acadêmicos aplicarão os conhecimentos adquiridos na graduação mediante a convergência dessas áreas. A coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia, professora Taiana Priscila Verona, destacou a importância do projeto como um grande diferencial na formação dos estudantes.
“Temos visto várias empresas fechando as portas com menos de dois anos e isso acontece muito também no ramo da gastronomia. Essa parceria com o curso de Administração é muito importante, vai trazer uma nova visão de empreendedorismo e inserir realmente o aluno na prática”.
Segundo a professora Janete, o projeto contempla não somente a união de dois cursos, bem como traz um trabalho junto à comunidade. “Essa é a nossa missão. Não dá para pensar em uma instituição de ensino sem fazer com que a comunidade faça parte, sem discutir e trabalhar com suas necessidades”.