A VII Semana de Educação Física na Faculdade Guairacá, que está acontecendo durante esta semana, tem como tema “Formação e Atuação Profissional”.
Na segunda noite de apresentações, os acadêmicos puderam assistir à palestra do Professor Dr. Gilmar de Carvalho Cruz, que discursou sobre as “Inclusões e Utopias necessárias à Formação Profissional em Educação Física”. O professor ressaltou a importância da reflexão acadêmica, como forma de aprimoramento da concepção da profissão.
Ainda houve a apresentação do grupo de capoeira Volta ao Mundo, comandada pelo Mestre Ceará, que, nesse projeto, integra pessoas com deficiência física, auditiva e visual. A apresentação cultural foi uma demonstração de como o profissional de Educação Física exerce papel fundamental na sociedade, promovendo a inclusão social. “A capoeira sinaliza isso, quanta coisa a gente pode fazer em questão de movimento, por exemplo, dentro da escola, e que vai colaborar pra que essas crianças sejam adultos responsáveis. Isso na capoeira, na dança, na arte marcial, no esporte de aventura. Então a nossa profissão tem muitas possibilidades colocadas”, comenta o Prof. Gilmar.
Para finalizar a noite, ainda houve a palestra do Prof. Dr. Marcos Queiroga, da Unicentro, que discursou sobre a “Atividade Física e Expressão Genética”.