Da Redação, com assessoria
A Faculdade Guairacá foi selecionada como um dos locais de exibição da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, como celebração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nessa segunda feira (23) foi exibido o filme “Que bom te ver viva”, onde oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido.
O evento foi uma realização da Secretaria Executiva dos Conselhos, do Nucress Guarapuava, em parceria com a Faculdade Guairacá, por meio do Projeto Democratizando. A Mostra é dedicada às obras que abordam questões referentes aos Direitos Humanos e visa contribuir para a construção de uma cultura em que os direitos façam parte dela.
Após a exibição da película, teve início um bate papo e reflexão sobre o tema retratado e sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. Segundo o secretário executivo dos Conselhos, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, Nilton Zaroski, as questões que envolvem a temática do filme precisam ser problematizadas e desmistificadas, principalmente no ambiente acadêmico. “Esse é um bom momento para refletirmos. Hoje não cabe mais uma revolução armada, igual ao que os idealistas pensavam. A discussão é para pensar em estratégias para combater essa situação que acaba sufocando a sociedade”, afirmou.
Ainda nesse mês de março, serão realizados mais duas exibições e debates nos Centros de Referência de Assistência Social Xarquinho e Boqueirão.