O Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá deu início a um projeto de escuta e acompanhamento a pessoas com o diagnóstico de fibromialgia e seus familiares. Nessa quarta (16),ocorreu o terceiro encontro.
De acordo com a assessoria da instituição, a doença é caracterizada por uma dor crônica no corpo. Além de atingir a região do pescoço, ombros, cotovelos, mãos, peito, na base da coluna, quadris, joelhos e pés. De acordo com a professora Luciane Puerari, uma das coordenadoras do projeto, durante os encontros são feitas rodas de conversa.
Assim, cada um pode relatar sua história, seus dramas e desafios de vida com a doença. “O maior objetivo do grupo é mostrar que essa experiência é compartilhada por mais pessoas. Além disso, levar conhecimento para que possam cuidar-se melhor, e também, mostrar que podem contar com o suporte necessário, escuta qualificada para qualquer situação que estejam vivenciando, incluindo o sofrimento”.
Ainda conforme a assessoria, o grupo é conduzido por seis acadêmicos do curso de psicologia da instituição. Para Josiane Miketchen, do 8º Período, o espaço tem levado conhecimento aos portadores desta síndrome clínica. Além disso, tem contribuído na formação dos acadêmicos.
“Ter esta experiência com o grupo enquanto acadêmica é muito gratificante, vai além do conhecimento teórico para o contato genuíno com a experiência do outro, com a subjetividade e intimidade de cada um. É um processo de conhecimento e amadurecimento”.
Leia outras notícias no Portal RSN.