As secretarias de Estado da Comunicação Social e de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa lançam uma série de cursos de cultura a distância. A Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava já abraçou a ideia que incentiva estudos no campo das políticas culturais.
Entretanto, são seis vagas para cada um dos quatro cursos oferecidos na modalidade EAD (Ensino a Distância), em virtude da pandemia. Podem participar dirigentes públicos de cultura, servidores ou cargos em comissão vinculados à área da cultura, artistas e produtores/agentes culturais.
Conforme a Secretaria, as inscrições abrem nesta quarta (6) e seguem até 11 de maio, no cadastro no SIC (Sistema de Informação da Cultura), seguindo o passo a passo.
Porém, caso o candidato já tenha cadastro, basta fazer a atualização dos dados pessoais. Depois disso, é só se candidatar em um ou mais cursos. O dirigente municipal validará a inscrição de cada candidato e os aprovados receberão um e-mail de confirmação da UEPG para dar início ao curso.
CURSOS
Fundamentos da Cultura: de 14/05 a 10/06 – carga horária 30h
Introdução às políticas públicas culturais no Brasil: de 11/06 a 08 /07 – carga horária 30h
História da Arte: Vanguardas Européias/século XX: de 09/07 a 12/08 – carga horária 40h
Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema: de 13/08 a 16/ – carga horária 40h
PARANÁ CRIA ALTERNATIVAS
Medidas para fortalecer o setor cultural do Paraná, bastante castigado pela crise gerada pela pandemina, foram tratadas nessa segunda (4). No ponto alto dos debates estava o vice-governador Darci Piana e a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a reunião por videoconferência teve a participação de diversos representantes da área. De acordo com Piana, a criação de uma superintendência específica, dentro da Secretaria da Comunicação Social e Cultura, reforça a opção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.”Vamos fazer da área um grande atrativo estadual, ajudando a divulgar o Paraná”.
Conforme Piana, o governo está preocupado com a cultura. “Neste momento, fizemos as mudanças que são possíveis. Mas tenho certeza de que será o início da retomada cultural do Estado”.
Leia outras notícias no Portal RSN.