Da Redação
Quando se trata de desastres decorrentes de ameaças naturais ou provocados pela ação humana , as administrações públicas locais são as primeiras a serem acionadas. A Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de preparar os municípios está desenvolvendo a campanha “Cidades Resilientes”, que incentiva os gestores a elaborarem planos para diminuir os riscos, e Guarapuava está integrando a Campanha.
De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil em Guarapuava, Rosely Haick Vitorassi, o município cumpriu os critérios estabelecidos pela ONU para participar da campanha, como criar a coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e desenvolver o Plano de Contingência. “A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, realiza as ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos e restabelecer a normalidade social”.
O municipio recebeu um certificado que atesta que Guarapuava possui um plano de ação que envolve dez passos, no qual estão incluídos aspectos essenciais para a resiliência da cidade. “Participar de uma campanha como essa contribui ainda mais com nosso trabalho em Guarapuava. A atual administração municipal, órgãos de segurança e entidades mantemos uma atuação coordenada para prestar atendimento eficiente e rápido em caso de enchentes”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.