22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Guarapuava apresenta saldo positivo na geração de empregos em 2021

Apesar de dezembro não ter sido um mês tão bom na geração de empregos, o ano de 2021 apresentou um saldo positivo de 2.909 novas vagas

caged2

O prefeito Celso Góes enfatiza que mesmo com a pandemia, Guarapuava está conseguindo retomar a economia (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Apesar de dezembro não ter sido um mês tão bom na geração de empregos com carteira em Guarapuava, no geral o ano de 2021 apresentou um saldo positivo de 2.909 novas vagas. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o município é a décima cidade do Paraná que mais gerou empregos no ano passado.

Em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 7,6% no estoque de vagas da cidade. Conforme a Administração, o município saiu de 37.983 postos de emprego em 2020 para 40.892 em 2021. No entanto, é importante ressaltar que o indicador considera apenas os trabalhadores com carteira assinada. Ou seja, não inclui os empregos informais.

O prefeito Celso Góes enfatiza que mesmo com a pandemia, Guarapuava está conseguindo retomar a economia.

“Mesmo com os desafios enfrentados para retomada da economia, os números comprovam que Guarapuava segue estimulando o surgimento de novas oportunidades de trabalho. Estamos fazendo isso principalmente através do Emprime um programa que desburocratiza os processos e coloca investimentos públicos para ajudar os empreendedores. Além de facilitar a oferta crédito e qualificar a mão de obra com cursos e capacitações. Esse é o nosso compromisso com a população, criar um ambiente favorável que gerem emprego e renda para os guarapuavanos”.

SETORES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS

Conforme os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, o desempenho anual foi puxado pela indústria, com 5.041 admissões e 4.265 demissões. Na sequência, vem o comércio que teve 7.253 contratações e 6.495 desligamentos, com destaque na área atacadista responsável por 465 (61,34%) dessas vagas.

O setor de serviços teve saldo positivo de 8.140 admissões e 7.488 demissões no ramo do transporte, armazenamento e correio. Assim como de serviços domésticos, educação, serviços sociais, entre outros. Já o setor de construção teve o saldo de 2.555 admissões e 1.978 desligamentos.

EMPRIME

O Programa Emprime, lançado em junho do ano passado em parceria com o Sebrae, já atendeu mais de 700 empresas. De acordo com a Prefeitura, o programa atua dentro de quatro eixos: Fortalecer, Fomentar, Inovar e Simplificar. Com 16 projetos específicos para cada segmento, a Emprime fortalece as micro e pequenas empresas, impulsionando a geração de empregos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.