22/08/2023
Guarapuava Paraná Política

Guarapuava recebe descentralização do Governo do Estado

A primeira audiência do PPA será em Curitiba, na quinta (22). Em Guarapuava será no dia 30

PALÁCIO IGUAÇU

Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná (Fotot: ANPr)

Guarapuava será um dos cinco municípios do Paraná a receber audiências públicas do Governo do Estado. Assim a cidade vai debater propostas para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 para o Paraná. Será no dia 30 de agosto, em local e horário a serem definidos.

De acordo com o Governo, esta será a terceira etapa para apresentação dos programas que estão em andamento. Também serão colhidas sugestões da população para o aprimoramento do documento final.

Assim, o  governador Carlos Massa Ratinho Júnior fará a abertura da primeira audiência, na manhã desta quinta (22), no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Além de Curitiba, também terão audiências: Ponta Grossa (dia 26), Apucarana (27), Umuarama (28), Cascavel (29) e Guarapuava (30). De acordo com o Governo, os paranaenses também poderão conferir a agenda, conhecer os programas e participar com sugestões por meio da plataforma digital.

PLANEJAMENTO

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Conforme informações oficiais, tem duração de quatro anos. Começa no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e acaba no final do primeiro ano de seu sucessor. Desse modo, permite a continuidade do processo de planejamento.

As audiências públicas serão coordenadas pelo Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. “No PPA anterior foram realizadas três audiências, mas dobramos esse número para tornar o processo ainda mais transparente e para permitir maior participação da população”, explica o secretário.

As próximas etapas do PPA consistem na consolidação dos programas no formato de Projeto de Lei e aprovação pela Assembleia Legislativa.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.