22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava atinge 70% da cobertura vacinal contra a Poliomielite

Campanha Nacional termina hoje (30), "mas a gente vai continuar vacinando se chegar alguma criança que não está imunizada"

Campanha de multivacinação

Campanha Nacional termina hoje (30), “mas a gente vai continuar vacinando se chegar alguma criança que não está imunizada” (Foto: Venilton Küchler/Sesa)

A Campanha Nacional contra a Poliomielite termina nesta sexta (30). Em Guarapuava, conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a cobertura vacinal chega ao último dia de vacinação com 70% das crianças menores de cinco anos vacinadas contra a paralisia infantil. Até agora a Saúde vacinou 7.893 crianças do total de 11.149.

De acordo com a Saúde, a Campanha Nacional não será prorrogada no município. A não ser que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) emita uma nota oficial alterando. “O banco de informação encerra, mas a gente vai continuar vacinando se chegar alguma criança que não está imunizada”.

Vale lembrar que em 2020 a vacinação do público-alvo chegou a 84% em Guarapuava. Já em 2021 caiu para 54%.

PARANÁ

Já o Paraná chega ao último dia de vacinação com 229 mil crianças sem tomar a vacina contra a paralisia infantil. Esse número corresponde a uma cobertura de apenas 63,02% do público-alvo. Ou seja: a meta é vacinar 620.050, mas até agora 390.729 crianças receberam a vacina no estado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em 2021 a cobertura vacinal atingiu quase 80% (79,7%). Mesmo com o término da campanha, as prefeituras podem manter a vacinação em caso de doses remanescentes.

VACINA

A campanha contra a poliomielite tem como alvo crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular. Além disso, busca incentivar a aplicação da dose de reforço, que ocorre por meio da conhecida gotinha.

O Brasil não registra casos da pólio desde 1989. Em 1994, conquistou o certificado de eliminação da doença. Contudo, o vírus continua presente em outros países, o que aumenta a necessidade de manter a prevenção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo