22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Guarapuava avança na legislação para a tecnologia 5G

Guarapuava, segundo o cronograma da Anatel, vai contar com a quinta geração das redes móveis só em 2026, mas já tem normativa

Guarapuava (Foto: Lizi Dalenogari)

Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) preveja que Guarapuava entre na onda do 5G somente em 2026, o Município atua para agilizar o processo. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, hoje o 5G encontra-se implantado em todas as capitais brasileiras. No entanto, segundo o cronograma da Anatel, em seguida estão as cidades com número de habitantes superior a um milhão. Depois as Regiões Metropolitanas das capitais e só então os municípios abaixo de um milhão de habitantes. Este é o caso de Guarapuava que conta com 200 mil habitantes.

Conforme explicou o secretário, Guarapuava é uma das poucas cidades que possui normativa para a distribuição de tecnologia. Entretanto, muitas estão fazendo a própria legislação. “Uma legislação que está servindo como modelo para o país é de Sorocaba”. De acordo com Paulo Dirceu, os conselheiros do ConCidades aprovaram em reunião extraordinária na última semana, o avanço no estudo da legislação.

Assim sendo, um grupo de estudos vai analisar a lei de Sorocaba. “Vamos ver até que ponto essa legislação se enquadra aqui. Podemos ver também a possibilidade de adaptar e regulamentar a lei que já existe ou então elaborar uma nova”. O objetivo é que a partir do momento em que a Anatel liberar o 5G para Guarapuava, a implantação ocorra imediatamente.

Ato de assinatura entre a Cila e a Ligga (Foto: Vallery Nascimento/RSN)

CIDADE DOS LAGOS

O 5G é a quinta geração das redes móveis e traz como diferencial não apenas mais velocidade de conexão à internet no celular, mas outras aplicações que poderão revolucionar a sociedade. São objetos inteligentes conectados e cidades inteligentes. Em Guarapuava o bairro planejado ‘Cidades dos Lagos’ é o primeiro do Brasil a contar com a tecnologia disruptiva.

O convênio com a Ligga Telecom foi assinado em agosto de 2022. A empresa paranaense disponibiliza um pacote de serviços da empresa, sendo que um dos serviços é o 5G. Graças a velocidade e cobertura, estima-se que o 5G possa, em muitos casos, substituir até mesmo as redes domésticas de wi-fi.

Entretanto, acredita-se que a tecnologia será complementar, com operadoras oferecendo banda larga, modem 5G e wi-fi para diferentes perfis. Além disso, a tecnologia será muito bem-vinda para quem joga games no celular, já que o usuário deve notar menos atraso, latência, ao pressionar um comando e ver o efeito na tela.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo