22/08/2023



Guarapuava Política

Guarapuava avança no ranking nacional das cidades conectadas do país

Conforme a análise do Prêmio 'Connected Smart Cities', a modernização da iluminação pública puxou a evolução no ranking

Vista aerea da cidade de São Paulo, rio Tietê, predios, São Paulo, cidade

Guarapuava caminha para ser uma cidade inteligente (Foto: Arquivo/RN)

Uma análise feita pelo ‘Connected Smart Cities‘, melhora a posição de Guarapuava no ranking nacional. Embora o município não tenha conquistado os prêmios concedidos em várias categorias, a cidade avança de posição no ‘eixo’ urbanismo. Se em 2020 o município detinha a 93ª posição, na edição deste ano subiu para a 20ª colocação. Conforme a análise do Prêmio ‘Connected Smart Cities‘, a modernização da iluminação pública puxou a evolução no ranking.

Com atendimento de 100% do perímetro urbano, a modernização chega também ao interior. Assim sendo, grande parte dos distritos de Entre Rios, Guará e Palmeirinha, já estão com  lâmpada de LED. De acordo com a Prefeitura, o sistema já conta com 600 luminárias dotadas de telegestão. E, está na fase de implantação de câmeras de monitoramento. Ao todo, 120 câmeras vão fazer um “cercamento digital” em Guarapuava.

De acordo com o prefeito Celso Góes (CDN), o impacto da transformação urbana da cidade se traduz em qualidade de vida. “A cidade oferece ruas bem pavimentadas, boa iluminação pública e serviços de abastecimento de água e esgoto de qualidade”. Ele cita também o cuidado com praças, ruas e avenidas. Além do fornecimento de internet banda larga e o acesso à coleta de lixo.

Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa, a cidade conta também com um alto índice de coleta dos resíduos sólidos. “Temos 100% dos imóveis regulares cadastrados com acesso à água tratada. E, acima de 90% de coleta de esgotamento sanitário”. Segundo Paulo Dirceu, tudo contribuiu para que o município avance no ranking. “São 75 itens analisados para formatar esse ranking”.

O PRÊMIO

Connected Smart Cities chega a sétima edição e deseja contribuir com a missão da plataforma Connected Smart Cities & Mobility. Ou seja: promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias. Assim sendo, envolve governo, empresas e organizações da sociedade civil. Conforme o prêmio, o foco se volta ao atendimento das necessidades do cidadão consciente. Além de  contribuir para que as cidades brasileiras possam se tornar mais inteligentes e conectadas.

Uma parceria com a Necta, Neurônio Ativação de Negócios e Causas, e Urban Systems, a premiação aceita a participação de qualquer pessoa jurídica com sede no Brasil. Entretanto, desde que apresente um negócio inovador que contribua com as necessidades do cidadão.

De acordo com a organização, o prêmio envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma. “A missão é encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras. Sejam elas pequenas ou megacidades”.

Conforme informações levantadas pelo Portal RSN, a análise permite comparações entre gestões e fornece referências importantes para a melhoria de políticas públicas. O que pode ter impacto positivo na qualidade de vida da população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo