Guarapuava, a Terra do Lobo Bravo, celebra nesta segunda (9), 205 anos de fundação. Sob os céus dos Campos Gerais, a cidade foi oficialmente instituída em 1819, marcando o início de uma trajetória que une tradição e modernidade, passado e futuro.
Ao longo de mais de dois séculos, o município se consolidou como um polo de desenvolvimento no coração do Paraná. Desde a origem, quando os índios Kaingang habitavam a Região, até a chegada das expedições europeias no século XVIII, a história de Guarapuava é marcada por transformação.
A assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 9 de dezembro de 1819, foi o primeiro passo para a formação da comunidade. Ao relembrar a história do município, o prefeito Celso Góes, destacou a importância da data.
SIGNIFICADO DO NOME
Guarapuava, cujo nome deriva do tupi-guarani (“guará”, que significa lobo, e “puava”, bravo), já era habitada há anos pelos índios Kaingang. A descoberta se deu pela ocupação europeia em 1770. A área original abrangia 175 mil km², delimitada pelo Rio dos Patos (Ivaí), pelo Rio Paraná até Corrientes (Argentina), e de lá até o Rio Uruguai, passando pelas fronteiras dos Campos de São João e chegando ao Porto União, no Rio Iguaçu.
O povoamento ganhou força em 1810, com a Real Expedição de Conquista dos Campos de Guarapuava, liderada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal. 205 anos depois, Guarapuava se destaca no agronegócio, na indústria, no comércio e na tecnologia. O município atrai empresas e novos investimentos, impulsionando o crescimento econômico da Região Central do estado.
DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA
Obras estratégicas marcaram o ano. Entre elas, a entrega da avenida Beira Rio, que integra importantes Regiões da cidade, e melhorias na mobilidade urbana, como a revitalização da rotatória da avenida Castelo Branco e a construção de ciclovias e calçadas.
Além disso, a avenida Rubem Siqueira Ribas, na Vila Jordão, também ganhou sua primeira etapa de melhorias, incluindo alargamento da via, ciclofaixas, calçadas e paisagismo. O programa Asfalto na Porta de Casa pavimentou 95% das vias urbanas, promovendo mais segurança e dignidade à população.
O projeto de revitalização da XV de Novembro, no Centro da cidade, vai transformar o local em um espaço sustentável e dinâmico, voltado ao lazer, turismo e economia, aliando a urbanização e a acessibilidade.
INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO E TÍTULOS
Guarapuava se consolidou como polo tecnológico no Paraná, com 67 novos ambientes de inovação e investimento em laboratórios escolares e tecnologias como impressoras 3D e kits de robótica. Projetos inclusivos, como a Escola Bilíngue em Libras e centros de atendimento especializado, destacaram o compromisso com a inclusão.
A cidade ficou reconhecida nacionalmente com o Selo Ouro no programa Criança Alfabetizada, o Selo Diamante em transparência pública e o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte. Além disso, integra a Rede Global de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da OMS.
SAÚDE
A Prefeitura de Guarapuava promoveu diversas reformas e ampliações em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ao longo do ano. As obras contemplaram unidades localizadas nos bairros Jordão, Concórdia, Vila Planalto, Jardim das Américas e Morro Alto. E ainda, Guairacá, Colibri, Campo Velho, Recanto Feliz, Xarquinho, Adão Kaminski, Boqueirão, Entre Rios, Santa Cruz, Santana e Tancredo Neves.
Entre as entregas mais recentes, são destaques as obras da UBS do Residencial 2000, que passou por uma reforma completa. Outra unidade reformada foi a UBS Campo Velho, no bairro Boqueirão. Desse modo, o prefeito Celso Góes disse que o reconhecimento é motivo de orgulho.
“Trilhamos o caminho certo para fazer de Guarapuava uma referência no Paraná e no Brasil. Estivemos firmes no propósito de construir uma cidade que respeita suas raízes, vive o presente com alegria e planeja um futuro ainda melhor. Parabéns Guarapuava, pelos seus 205 anos de história”
Leia outras notícias no Portal RSN.