22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Guarapuava começa emitir carteira de identificação do autista

Emissão das carteirinhas vai ser neste sábado (17), o Dia A, entre 9h e 12h no CAPS II

AUTISMO

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Prioridade no atendimento ao autista em Guarapuava agora é lei. Supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral devem obrigatoriamente apresentar nas placas de atendimento prioritário a fita de quebra-cabeça, símbolo universal do autismo.

A lei municipal nº 2947/2019 obriga os órgãos públicos e estabelecimentos privados a não deixarem pessoas com Transtorno Espectro do Autismo (TEA) em filas. Para fazer a emissão das carteirinhas de identificação do autista, a Secretaria de Saúde vai fazer uma ação neste sábado (17), o Dia A. Vai ser entre às 9h e às 12h, no CAPS II.

“Estaremos recolhendo os documentos e cadastrando os portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista) para emissão do cartão municipal de identificação, que garante acesso prioritário, por isso é importante que todos que necessitam da carteirinha, compareçam ao Dia A”, comentou a diretora do Departamento de Planejamento do SUS, Monica da Silva Tavares.

Os interessados devem preencher obrigatoriamente o requerimento, disponível no site. Após a entrega dos documentos, a carteirinha é emitida em até 30 dias. “Quem não puder comparecer nesta data, poderá procurar o CAPS e levar os documentos da mesma forma”, enfatizou Monica.

DOCUMENTOS

– Atestado médico referente ao Transtorno doo Espectro Autista: original e cópia autenticada, emitido há no máximo 24 meses;
– Requerimento preenchido; (disponível no site)
– Duas fotos 3X4;
– Cópia simples do documento de identidade com foto da pessoa com TEA (RG, CNH ou equivalente). Quando não possuir documento de identidade: cópia simples da certidão de nascimento;
– Cópia simples do CPF da pessoa com TEA (se o número não constar no RG);
– Cópia simples do cartão SUS;
– Cópia simples do comprovante de residência atual em Guarapuava;
– Cópia simples de documento de identidade oficial com foto e assinatura (RG, CNH ou equivalente) e CPF do representante legal;
–  Cópia do documento comprovando que a pessoa é o representante legal. (procuração, tutela ou curatela)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo