terça-feira, 8 de abr. de 2025
Em Alta Guarapuava Paraná Região Saúde

Guarapuava confirma 245 casos de dengue em quatro meses

No total, a 5ª Regional de Saúde, que abrange mais 19 municípios além de Guarapuava, já tem 309 casos confirmados de dengue

Em quatro meses, Paraná confirma mais de 4 mil casos de dengue (Imagem: Reprodução/Freepik)

A 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava, e que abrange 20 municípios da Região, acumula 309 casos de dengue. É o que diz o novo informe semanal da dengue. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional está entre as com maior número de confirmações.

Somente em Guarapuava, em quatro meses, já foram registrados 245 casos da doença. Outros munícipios que pertencem a Regional de Saúde tiveram casos confirmados. Laranjeiras do Sul (16), Nova Laranjeiras (13), Palmital (13), Laranjal (7), Foz do Jordão (3) e Turvo (3). Além disso, os munícipios de Candói e Prudentópolis apresentaram dois casos confirmados cada um.

Por outro lado, Pitanga, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, tiveram apenas um caso cada um. Por fim, Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Pinhão, Porto Barreiro e Virmond ainda não registraram a doença.

PARANÁ

O Paraná confirmou mais de 4 mil casos da doença. Na última semana, a Sesa registrou mais 301 casos de dengue e uma nova morte. Trata-se da morte um homem de 55 anos com comorbidades residente do município de Cambé, localizado na 17ª Regional de Saúde de Londrina. O período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, completou quatro meses. Até agora o Paraná registrou 39.712 notificações, 4.535 diagnósticos confirmados da doença e duas mortes.

As outras regionais com grande número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.085); a 15ª RS de Maringá (466); 1ª RS Paranaguá (381) e a 2ª RS Metropolitana (378). No total, 373 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 257 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES

Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período, a Secretaria de Estado da Saúde foram confirmou 15 casos de Chikungunya, sendo registradas 262 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram 20 notificações. Entretanto, não há nenhum caso confirmado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.