A 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava, e que abrange 20 municípios da Região, acumula 309 casos de dengue. É o que diz o novo informe semanal da dengue. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional está entre as com maior número de confirmações.
Somente em Guarapuava, em quatro meses, já foram registrados 245 casos da doença. Outros munícipios que pertencem a Regional de Saúde tiveram casos confirmados. Laranjeiras do Sul (16), Nova Laranjeiras (13), Palmital (13), Laranjal (7), Foz do Jordão (3) e Turvo (3). Além disso, os munícipios de Candói e Prudentópolis apresentaram dois casos confirmados cada um.
Por outro lado, Pitanga, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, tiveram apenas um caso cada um. Por fim, Boa Ventura do São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Pinhão, Porto Barreiro e Virmond ainda não registraram a doença.
PARANÁ
O Paraná confirmou mais de 4 mil casos da doença. Na última semana, a Sesa registrou mais 301 casos de dengue e uma nova morte. Trata-se da morte um homem de 55 anos com comorbidades residente do município de Cambé, localizado na 17ª Regional de Saúde de Londrina. O período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, completou quatro meses. Até agora o Paraná registrou 39.712 notificações, 4.535 diagnósticos confirmados da doença e duas mortes.
As outras regionais com grande número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.085); a 15ª RS de Maringá (466); 1ª RS Paranaguá (381) e a 2ª RS Metropolitana (378). No total, 373 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 257 possuem casos confirmados.
OUTRAS ARBOVIROSES
Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período, a Secretaria de Estado da Saúde foram confirmou 15 casos de Chikungunya, sendo registradas 262 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram 20 notificações. Entretanto, não há nenhum caso confirmado.
Leia outras notícias no Portal RSN.