Basta olhar os índices do bandeiramento para saber que literalmente o sinal amarelo de alerta está aceso. Ou seja, Guarapuava está na iminência de retornar à bandeira laranja. Se isso ocorrer, será um retrocesso no enfrentamento aos efeitos da covid-19.
Conforme a comissão que avalia os índices da doença, houve o aumento de contaminações e mortes. Trata-se do comparativo da última semana epidemiológica nesta (20), em comparação com a anterior. De acordo com a Secretaria de Saúde, na última semana epidemiológica registrou-se o aumento de mais de 20% dos casos de confirmações da doença. E um crescimento de mortes superior a 5%, comparada à semana anterior.
Como não poderia ser diferente, esse aumento impactou na ocupação hospitalar. Isso tanto de quartos de enfermaria quanto de UTI. Conforme o secretário de Saúde, Jonilson Pires, ambos tiveram aumento de ocupação nos últimos dias.
Desse modo a matriz chegou aos nove pontos, faltando apenas um para atingir o nível anterior. Portanto, estamos no limite para a mudança de bandeira. Isso indica que o risco de contaminação pelo coronavírus permanece. “Todos esses números contribuíram para a elevação dos índices. E servem de alerta para mantermos os cuidados e evitarmos a adoção de medidas mais restritivas”.
PROTOCOLO
Para o secretário de Saúde Jonilson Pires, a participação da população na manutenção das bandeiras é primordial. Assim sendo, ele reafirmou a necessidade de manutenção das regras de distanciamento e medidas de segurança.
“Sabemos que as pessoas já estão cansadas desse longo período de restrições. Mas infelizmente o vírus não cansou. E precisamos manter os cuidados de prevenção, com uso de máscaras, higienização constante das mãos, distanciamento social e ventilação adequada. Com o aumento do índice de vacinados, estamos cada vez mais perto de vencermos esta etapa. Mas não vamos descuidar”.
Leia outras notícias no Portal RSN.