Cristina Esteche
+ Guarapuava recebe hoje prêmio estadual por programa de saúde
O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi o cenário para que Guarapuava fosse o município do Paraná, entre 36 selecionados, a se destacar na área da saúde. Autoridades que lotaram a Alep ficaram sabendo que o programa Mamãe Guará, responsável pelo prêmio, é uma política de saúde humanizada que cuida do bebê desde a gestação até os primeiros anos de vida. O cuidado é extensivo às mães.
“Estamos fazendo uma gestão para as pessoas, promovendo o bem estar do ser humano e garantindo a qualidade de vida dos guarapuavanos”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho ao receber o prêmio junto com o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, e com a equipe do programa. De acordo com o prefeito, a credibilidade do prêmio demonstra que o Programa Mamãe Guará é exemplo não apenas para as cidades paranaenses, mas também para outras cidades do Brasil que enfrentam o problema da mortalidade infantil. “Guarapuava tinha um dos maiores índices do Paraná e hoje, com as ações do Programa conseguimos reduzir a mortalidade infantil em nosso município”, disse o prefeito. De acordo com a 5ª Regional de Saúde, em 2008 os índices alarmavam 19,94 mortes por mil nascidos vivos. Em 2013 o índice registrado foi de 12,89. No primeiro trimestre de 2014 a projeção confirmada foi de 12,88.
O prêmio é uma iniciativa do Sindafeb (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná), que tem como objetivo a valorização e o reconhecimento dos gestores públicos municipais que desenvolvem boas práticas administrativas e projetos de administração pública.
De acordo com Laerzio Chiesorin Junior, coordenador geral do Prêmio Gestor Público Paraná, a seleção passou por processo de avaliação, que contou com uma pré-análise dos projetos pelo comitê técnico, avaliação de campo, análise e avaliação pelo comitê técnico, e avaliação final pela comissão julgadora. Foram finalistas36 programas desenvolvidos em 30 municípios que possuem os melhores projetos do Paraná. “Se hoje vocês, prefeitos, estão aqui é porque atenderam a um chamado público. O chamado da cidadania com a competência para desenvolver bons projetos que estão fazendo a diferença nos municípios e incentivando outras cidades do Paraná e do Brasil”, afirmou.
O secretário da Casa Civil, Cezar Silvestri, representando o governador Beto Richa , lembrou a importância que o Governo do Paraná dá às iniciativas municipais, com atenção especial aos pequenos municípios. “Todos os prefeitos presentes estão de parabéns porque nós precisamos, cada vez mais, que pessoas de bem assumam cargos públicos, desenvolvendo projetos para promover o cidadão e as políticas públicas integradoras”. desembargador Paulo Vasconcelos, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, também reconheceu a importância das ações. “É deste tipo de iniciativa que os Estados precisam porque os bons programas e projetos podem ser copiados por outras prefeituras, levando o desenvolvimento e o progresso daquilo que está dando certo”.
Esta não é a primeira vez que Guarapuava recebe esse prêmio. Em 2013, o município recebeu o prêmio Gestor Público Paraná, com o projeto Parque Escola: educação ambiental no Parque Municipal das Araucárias, desenvolvido em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Paraná.
O projeto Parque Escola, pioneiro no Paraná, beneficia estudantes de escolas públicas e particulares e população em geral de Guarapuava e região, através de educação ambiental e do suporte para a pesquisa científica.