Por Cristina Esteche
Guarapuava dá um salto positivo no índice do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), passando de 5,2 para 5,8. Esse resultado favorável deve-se a uma série de medidas adotadas e estabelecidas a partir de uma nova cultura de gestão educacional.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Luy, com base em taxas de aprovação e reprovação da rede municipal, foram traçadas estratégias e metas em cada escola para melhorar o desempenho dos alunos. “O plano incluiu a oferta do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica ) no contraturno escolar que propõe atividades de reforço escolar, com uma metodologia diferenciada em todas as escolas da rede municipal”. Segundo a secretária, o bom relacionamento entre os pais e a escola, o incentivo à leitura, baixa rotatividade no quadro de professores também são fatores que interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem. “As escolas seguem as diretrizes da Secretaria Municipal da Educação, mas também têm liberdade para propor estratégias.” Soma-se a essas iniciativas a garantia da formação continuada aos professores, iniciativa considerada fundamental. “A formação continuada envolve todos os professores, o que tem melhorado a qualidade do ensino público municipal."
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o resultado positivo obtido no Ideb em Guarapuava é o reflexo do empenho, da dedicação e comprometimento de toda a equipe pedagógica, de professores, pessoal administrativo e apoio. “A equipe realiza um trabalho com competência responsabilidade surtindo efeitos positivos no aprendizado dos alunos e, consequentemente, refletiu nos números do IDEB das escolas de rede municipal”, reconhece o prefeito.
Para a secretária de educação, o processo ensino-aprendizagem acontece com o apoio de todos que, diariamente fazem o melhor em benefício dos alunos. “Salientamos também a dedicação dos alunos e da participação das famílias na vida escolar dos filhos”.
Segundo Doraci, a dedicação dos profissionais da educação da rede municipal fez com que o município atingisse uma média satisfatória, que está em ascensão. Nos anos iniciais a avaliação do Ministério da Educação nas escolas do município resultou num índice de 5,8 nos anos, superando Foz do Iguaçu, que em 2013 foi destaque, e Curitiba.
“Apesar desse resultado ainda não é a meta que queremos alcançar, mas já é um resultado positivo, mas a Secretaria Municipal de Educação tem como alvo para 2015 alcançar a meta prevista para 2024”, anuncia Doraci.