22/08/2023



Brasil Economia Guarapuava Paraná

Guarapuava demitiu mais do que contratou em dezembro de 2021

O município registrou retração de 293 postos de trabalhos. No entanto, o saldo do ano, tanto no Paraná quanto no Brasil, fechou positivo

trabalho

O saldo de demissões em dezembro fechou em negativo (Foto: Reprodução/Vagas.com)

Guarapuava terminou 2021 com um saldo negativo nas vagas de trabalho com carteira assinada. Ou seja, isso significa que o município demitiu mais do que contratou. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda (31), em dezembro houve 1.748 desligamentos no município. Enquanto no mesmo período o cadastro registrou 1.491 admissões. Isso representa um saldo negativo de 293 demissões.

Conforme os dados do Ministério do Trabalho e Previdência, os setores que mais demitiram em Guarapuava foram comércio, indústria e construção. Entretanto o setor do comércio ainda fechou com saldo positivo de 86 vagas a mais preenchidas no período. De acordo com o Novo Caged, para este setor em dezembro houve o preenchimento de 593 vagas enquanto houve o desligamento de 507 pessoas.

Já nos setores da indústria e construção houve saldo negativo de menos 70 e menos 94. respectivamente. Ou seja, na indústria houve a contratação de 242 pessoas com carteira assinada, enquanto as demissões somaram o número de 312 no mesmo período. Já na construção o saldo negativo foi maior. Enquanto o setor efetuou 102 admissões, registrou-se 196 desligamentos no mês de dezembro.

Os únicos setores que fecharam com saldo positivo no município foram comércio, com 593 contratações e 507 demissões. Representando um saldo positivo de oitenta seis vagas preenchidas a mais. Já o setor de agropecuária, apesar de apresentar um saldo positivo, o número representou apenas seis contratações a mais em relação as demissões. Ou seja, enquanto houve 56 novas contratações, 50 pessoas perderam o emprego também no período.

PARANÁ

Apesar de Guarapuava ter registrado um desempenho inferior em dezembro, no geral o Paraná encerrou 2021 com 172.636 novos empregos formais. Sendo o quarto melhor resultado do País e primeiro da Região Sul no ano da retomada da economia. De acordo com os dados do Caged divulgados nesta segunda (31), esse número representa 6,3% do total de vagas criadas no País, em torno de 2,7 milhões.

BRASIL

Assim como o Paraná, o Brasil terminou o ano de 2021 com saldo positivo de 2.730.597 vagas de emprego com carteira de trabalho assinada. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, ao longo do ano, houve o registro de 20.699.802 admissões e 17.969.205 desligamentos.

Contudo o mês de dezembro registrou retração, como ficou evidenciado em Guarapuava. Conforme os dados do Caged, 265.811 perderam os postos de trabalho. O número decorre de um total de 1.703.721 de desligamentos e de 1.437.910 admissões. Por fim, o Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas e-Social, Caged e Empregador Web.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo