22/08/2023



Economia Guarapuava

Guarapuava é a cidade mais ágil do Paraná para abertura de empresas

Em Guarapuava o processo leva em média 23 horas, índice melhor que a média do Estado que leva até sete dias para abrir uma empresa

Guarapuava (Foto: arquivo/RSN)

Guarapuava é empreendedora (Foto: arquivo/RSN)

Guarapuava é a cidade do Paraná onde é mais rápido abrir uma empresa. O ranking coloca o Município no topo entre as cidades com número superior a 100 mil habitantes. De acordo com a ‘Public Tableau’, plataforma da Receita Federal para análise de dados, o processo fica pronto na média de 23 horas.

Esse tempo é mais ágil do que a média do Estado. Conforme a Agência Estadual de Notícias, do total de empresas abertas no Estado, 92% concluíram o processo em até três dias. 5% em cinco dias, 1% em sete dias e 2% demoraram mais de uma semana. Os dados podem ser encontradas também na RedeSim, do governo federal, mensalmente.

Entretanto, em nível nacional, o Paraná foi, em novembro, o segundo mais ágil na abertura de empresas do País. Entretanto, o tempo é de 1 dia e 2 horas, para a análise de 4.495 processos. O Estado ficou atrás de Sergipe, que levou a média de 1 dia, mas com a análise de apenas 312 protocolos. O tempo está bem abaixo da média nacional de dois dias e duas horas.

De acordo com a Agência, o tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade. Depois a validação cadastral dos órgãos na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

DESBUROCRATIZAÇÃO

No entanto, em Guarapuava, antes da desburocratização que começou com a implantação da Agência do Empreendedor, o tempo mínimo era de três meses. Todavia, essa morosidade fazia com que muitos empreendedores desistissem no meio do caminho.

Conforme a coordenadora do ‘Emprime’, programa de incentivo ao empreendedor. Ana Cláudia Klosowski, a agilidade é um fator determinante para quem deseja abrir um empreendimento. “Antes o processo era tão burocrático, que a pessoa acabava desistindo no meio. Podia levar até três meses. Nesse tempo, muita gente perdia dinheiro. Então, quanto mais simplificado for o procedimento, mais rápido o processo, mais gente vai se sentir encorajada a seguir seu sonho”.

EMPRIME

O Programa Emprime, criado em 2021 para a retomada do crescimento econômico com apoio em incentivo ao empreendedor, além de propiciar a abertura de empresas, dá formação e suporte para que o empresário fortaleça seu negócio.

O projeto possui quatro eixos, entre eles, um voltado justamente para a desburocratização dos processos no âmbito público, chamado Simplica Fórum que conta com a participação efetiva da sociedade, absorvendo as demandas e encaminha para soluções.

ESTRUTURA

Os moradores de Guarapuava contam com o ‘D Início’, departamento organizado no formato coworking, especializado na abertura de empresas. Conforme o diretor Edgard dos Santos Neto, o setor integra representantes dos órgãos reguladores como a fiscalização, habitação, vigilância. São eles que estão à disposição para conversar diretamente com o empresário e solucionar os problemas.

“O resultado ao longo dos últimos 20 meses foi a desburocratização dos processos e a celeridade do atendimento. Com o fim da pandemia, pretendemos aprimorar os serviços com a contratação de novos servidores e a revisão da legislação”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo