O dia marcou a movimentação na sede dos coletores de lixo neste segunda (14) em Guarapuava. Desde as primeiras horas da manhã, esses profissionais entraram na fila. Hoje chegou a vez dessa categoria receber a primeira dose da vacina. E, Guarapuava entra para história da vacinação no Paraná como e primeira cidade a imunizar os coletores de lixo.
Sem parar de trabalhar um dia sequer, mesmo em dias de paralisação das demais atividades, eles comemoram a imunização. Dessa forma, Leylson Josef de 25 anos, conhecido como ‘Mestre’ entre os colegas, até fez uma ‘live’ para anunciar a vacina. “Estou muito feliz. É uma vitória do nosso setor, porque a gente não parou nenhum dia, desde o início da pandemia. Mesmo com o lockdown, continuamos fazendo a coleta para manter a cidade limpa. E perdemos dois colegas por causa desse vírus. Hoje, felizmente pudemos ser imunizados”.
Além dele, Sidnei de Paula de 38 anos, está entre os 100 de 107 coletores vacinados. “Estava com um pouco de medo, mas sabemos que é necessário, né? Assim, espero que a gente possa viver sem essa máscara o quanto antes”.
SÃO MAIS DE 100 TONELADAS POR DIA
Conforme o presidente da Surg, Halmuth Brandtner, a categoria exerce um papel fundamental para a cidade. “Os coletores são heróis que estão sempre presentes em nossa rotina. Eles colocam a vida em risco, estando expostos a um risco maior, além de cacos de vidro, expostos ao vírus”.
De acordo com a diretora da CIPA da Surg, Jacqueline Satiko a imunização para esse setor é uma conquista para todos. “A coleta foi o setor que nunca parou e junto com a direção, apresentamos dados, análises para fazer o pedido da vacina. São coletados 100 toneladas de lixo por dia, se a coleta para à cidade entra em colapso com um prejuízo muito grande para comunidade. Então com a vacina, é uma conquista para cidade inteira, principalmente para eles que estão na linha de frente”.
Leia outras notícias no Portal RSN.