Guarapuava é a segunda cidade brasileira a utilizar a vídeoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Celso Goes, ao Portal RSN, a partir de confirmação repassada pela empresa Doctoralia.
Com sede brasileira em Curitiba, a empresa é própria para agendamentos de consultas ‘on-line’. Conforme Celso, a tecnologia foi doada ao município. A primeira é Curitiba.
De acordo com o secretário de Saúde, o sistema foi colocado à disposição da população nesta segunda (30). “Até o fim da tarde fizemos cinco atendimentos por vídeo e outros 43 pelo telefone. De acordo com Celso Goes, dois médicos fazem plantão durante o dia e um no período da noite.
O nosso desafio era proporcionar atendimento adequado ao paciente com sintomas gripais sem que fosse preciso se deslocar até a UBS ou pronto atendimento. A tecnologia disponibilizada vem na medida para resolver essas questões, e sermos uma das primeiras cidades da América Latina a aderir ao sistema. Isso mostra que estamos buscando soluções em todas as frentes.
Conforme Celso Goes, com esse sistema está sendo reduzido o fluxo de pacientes presenciais nas unidades de saúde do município. “Dessa forma estamos incentivando o isolamento social e contribuindo para o controle da pandemia”.
CALL CENTER
Entretanto, há pouco mais de uma semana, Guarapuava conta com uma importante ferramenta de informação, prevenção e orientação sobre o Covid-19.
Por meio de ligação gratuita para o 0800 642 0019, pessoas com sintomas ou suspeita de Covid-19 estão sendo atendidas. O call center também orienta quem tem dúvidas sobre a doença. O horário é entre às 8h e às 23h.
Assim, o serviço feito por médicos, enfermeiros e psicólogos do município, além de facilitar o acesso às recomendações, também desestimula o deslocamento desnecessário de pessoas até as unidades de saúde.
COMO FUNCIONA
Ao ligar para o serviço com suspeita da doença é importante compartilhar com o profissional da saúde quais são os sintomas. É preciso também dar o histórico relacionado a viagens internacionais ou nacionais para as zonas de transmissão. Ou seja: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, e sobre possível contato com pessoas que tenham vindo desses locais. A partir disso, a equipe de saúde dará o encaminhamento adequado.
Assim, em casos de sintomas gripais leves, a pessoa e sua família são orientadas a permanecerem em casa, em isolamento social. Elas também devem informar regularmente as equipes do atendimento 0800, que manterão o acompanhamento dos casos.
Conforme a Secretaria de Saúde, em casos moderados ocorre o agendamento de uma consulta na UBS de referência da pessoa. Aquela que seja mais próxima da casa do paciente. O agendamento garante o atendimento imediato, assim que o paciente chegar ao local.
Entretanto, em casos extremos a equipe do Samu é acionada para buscar a pessoa em casa e levá-la até o hospital. Porém, será respeitado o protocolo de prevenção e segurança previsto para a Covid-19.
Além, disso há também o atendimento e apoio psicológico à população em geral e também para profissionais de saúde. Basta que a pessoa solicite o atendimento desses profissionais ao iniciar a ligação.