Empresas de Guarapuava foram alvos da Operação ‘Ilusão de Ótica’, deflagrada nesta quinta (24) pela Polícia Federal. A operação, conforme a PF, apura o desvio de recursos públicos federais do Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo começou em São José da Boa Vista. No entanto, parte dos valores desviados envolvem empresas localizadas em Guarapuava e Joinville/SC.
A investigação, conforme a PF, iniciou com uma denúncia da própria Prefeitura de São José da Boa Vista em dezembro de 2024. A administração municipal relatou o sumiço de R$ 288.372,12, inicialmente atribuído a uma possível fraude eletrônica. Contudo, as apurações da Polícia Federal apontaram para um esquema interno. Há o envolvimento de servidores da prefeitura que detinham acesso a assinaturas eletrônicas de uso pessoal e intransferível.
O montante desviado em um único dia representa mais de 10% do total anual transferido ao município pelo Fundo Nacional de Saúde. De acordo com as investigações, as verbas desviadas foram transferidas para duas empresas, sendo uma delas com sede em Guarapuava. Um dos beneficiários chegou a fazer dois pedidos de saque de R$ 100 mil no mesmo dia do crime, conforme o relatório da PF.
Na manhã de hoje (24), a PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão, incluindo endereços em Guarapuava. Além de unidades da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Finanças em São José da Boa Vista, residências dos secretários municipais e dos sócios das empresas investigadas. O secretário de Finanças dessa cidade encontra-se afastado do cargo por decisão judicial.
Leia outras notícias no Portal RSN.