Lizi Dalenogari da Redação
Foram cerca de 170 capoeiristas representando as cidades de Curitiba, Colombo, Palmeiras, Pinhão e Imbituva, além dos anfitriões guarapuavanos, que participaram do 1º Campeonato Regional de Capoeira promovido pelo Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares, conduzido pelo Mestre Pop Lainy. E a equipe de Guarapuava consagrou-se campeã geral da competição na tarde deste domingo (11), no Colégio Estadual Newton Felipe Albach.
“Foi o primeiro campeonato regional e podemos comprovar a qualidade dos capoeiristas que temos na região, surpreendendo os visitantes de Curitiba e Colombo. O nível alto da competição nos motiva a preparar cada vez melhor nossos atletas que vem se destacando a cada desafio”, destaca o professor André, mas conhecido como Sagüi.
Do Grupo Guerreiros dos Palmares de Guarapuava se destacaram os atletas Emmanuel Loiola, que conquistou o 1º lugar na categoria 14 anos, Maria Vitória Loiola que conquistou o 1º lugar em sua categoria, Caio Lima que também conquistou o 2º lugar em sua categoria, Laura Nunes, de 8 anos que venceu sua categoria, Jackson Luís Capote, de 14 anos, conquistou o 3º lugar e Gustavo Lepinski, de 8 anos, também venceu sua categoria.
A equipe guarapuavana conquistou o troféu de Campeã Geral da competição após marcar 141 pontos com sete primeiros lugares.
CAMPEÃO ABSOLUTO
O Campeão Absoluto da competição foi o curitibano Juliano Camargo de Oliveira, de 33 anos, mais conhecido como monitor Berimbau. O atleta se dedica a capoeira há mais de 20 anos. Atualmente dá aulas no projeto do Mestre Pop Lainy “Brincando e Educando”, que beneficia mais de 4 mil crianças em Curitiba.
Nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro ele estará ajudando na organização do maior evento do Sul do Brasil de Capoeira, o Open Brasil de Capoeira, que pretende reunir cerca de 5 mil capoeiristas em Curitiba. Serão mais de 50 mestres e contra mestres auxiliando no evento que surpreende pela estrutura e organização.
O Grupo Guerreiros dos Palmares está presente em 130 cidades do Paraná e tem tirado muitas crianças da rua.