22/08/2023
Economia Guarapuava Região

Guarapuava é destaque no Mapeamento das Startups Paranaenses 2022

Atualmente há 19 startups na cidade. A criação do Cilla Tech Park proporcionou condições para o destaque da Região no cenário nacional

creativity-ge07b79036_1280

Conforme o Mapeamento, no Paraná há 1.956 startups em atividade em 108 municípios (Foto: Reprodução/Pixabay)

Criatividade, tecnologia e inovação. Esses são aspectos que diferenciam as startups das empresas tradicionais. O modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no Estado também chegou à Guarapuava. Inclusive, conforme o Mapeamento das Startups Paranaenses 2022, a Região é destaque a nível nacional.

De acordo com o estudo, atualmente há 19 empresas de inovação na cidade. A criação do Cilla Tech Park no bairro Cidade dos Lagos impulsionou o desenvolvimento de um ecossistema de inovação que proporciona condições para que as empresas possam inovar e se destacar no cenário nacional.

Já no Paraná, ao todo são 1.956 empresas inovadoras em atividade em 108 municípios. Esta é a oitava edição do mapeamento feito em novembro de 2021, divulgado neste mês. Para Géri Dutra, CEO do Cilla Tech Park, o desenvolvimentos de startups na Região se deve muito ao parque tecnológico.

Além disso, Géri, que também é professor e pesquisador da área de informática, conta que por serem negócios que geralmente apresentam pouca concorrência, podem crescer muito rápido. Isso gera, consequentemente, novos empregos que beneficiam tanto o município quanto a Região. “Toda essa mobilização faz com que a dinâmica no município seja diferenciada. Pessoas de muitos lugares acabam sendo atraídas para conhecer os diferencias da cidade e fazer parte desses ambientes”.

Consequentemente toda a economia do município acaba sendo mobilizada. Movimentando a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio, os serviços e o transporte que também vai ter que contratar, gerando assim mais oportunidades de emprego.

De acordo com o Mapeamento das Startups, em comparação a 2019, houve um crescimento de 36,4%. No estudo feito em 2019 eram 1.032 empresas inovadoras. No entanto, independente do estágio de maturidade, as startups paranaenses são empresas relativamente jovens, conforme texto publicado na Agência Estadual de Notícias (AEN).

Mesmo com a pandemia os empreendimentos na área cresceram. Segundo o coordenador de startups do Sebrae-PR, Rafael Tortato, esse aumento de empresas de inovação no Estado representa uma fase de oportunidades e consolidação do Paraná no cenário de inovação.

“O que tem contribuído para esse cenário inovador é o fomento pelos diversos atores do ecossistema, sejam as universidades, habitats de inovação. Assim como as iniciativas que motivam para que este número cresça e aumente também a qualidade dos projetos inovadores”.

EMPRESA DE CRESCIMENTO RÁPIDO

Dutra esclarece que o diferencial das startups não ficam somente na questão da tecnologia, já que nem todas são necessariamente na área. O que as destacam são o rápido crescimento. As empresas de inovação de Guarapuava ainda têm o beneficio de receberem todo o suporte no Cilla Tech Parck.

O centro de tecnologia tem atuação voltada para a geração de novos empreendimentos prioritariamente nas áreas de Genômica, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Eletroeletrônico. Porém atende e dá suporte para empreendedores e empresas inovadoras em qualquer área do conhecimento que tenham insights.

As ideias geralmente saem do ambiente acadêmico e depois vão para incubadora para que elas possam ter o suporte inicial. Depois elas vão para uma aceleradora, para que elas possam provar que são ideias interessantes e de valor. Depois de comprovado que o insight pode ser um produto viável, ele cresce de forma muito rápida.

CILLA TECH PARK

Por fim, o Parque Tecnológico de Guarapuava, o Cilla Tech Park atua em conjunto com a Prefeitura de Guarapuava e as cinco instituições de ensino superior da cidade. Além do Sebrae, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação e OAB. Assim como a Associação comercial, Seti, Fundação Araucária, Ipec, FSNT, Ciag e outros.

Além da atuação relacionada ao empreendedorismo, o Cilla trabalha em programas de educação em todos os níveis e em ações de mobilização social. Pois, como explica o CEO Géri Dutra, “um parque tecnológico é também uma grande política pública de melhoria da qualidade de vida da população”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.