22/08/2023



Geral

Guarapuava é referência em destinação final de lixo

imagem-76339

Foto/Divulgação: Secom

Terminou no último sábado (02) o prazo para que as prefeituras dessem fim de vez aos lixões em todo o Brasil. Com a Lei de Resíduos Sólidos, Guarapuava faz parte da lista de municípios que aboliram a prática de jogar lixo ao ar livre. A cidade já estava a frente desde maio de 2011, antes mesmo da lei passar a vigorar, quando aboliu o lixão do município.

Um levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de 2012 apontou que apenas 38,9% dos municípios de abrangência do Escritório Regional de Guarapuava (Ergua) estavam com aterros sanitários instituídos. 33,3% já possuíam aterro controlado e 27,8% ainda utilizavam lixões. Fazem parte do Ergua os municípios de Prudentópolis, Turvo, Goioxim, Nova Laranjeiras, Marquinho, Campina do Simão, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Virmond, Quedas do Iguaçu, Candói, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro e Espigão Alto do Iguaçu.

Com a Lei de Resíduos Sólidos em Vigor, o Ministério do Meio Ambiente prevê que o descumprimento por prefeituras possa gerar multa de até R$ 50 milhões para prefeituras. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo