Da Redação, com Assessoria/ Foto de Lizi Dalenogari
Cidade pólo no enfrentamento à violência contra a mulher no Centro-Sul do Paraná, Guarapuava tornou-se referência na região, por isso a Secretaria de Políticas para as Mulheres vem assessorando os municípios na execução das políticas públicas de apoio as vítimas.
Esta semana, representantes da secretaria estiveram na Coordenadoria da Mulher, em Pitanga, para auxiliar na formação da Rede de enfrentamento à violência contra a mulher do município. Na reunião, a assistente social Adriele Inácio se reuniu com os agentes públicos e mostrou que a Lei Maria da Penha preconiza a prioridade ao atendimento à mulher em situação de violência. “Nossa atuação articulada e eficiente tem sido fundamental na vida de muitas mulheres, por isso nos tornamos referência. Já trabalhamos com diversos municípios da região como Irati, Pinhão, Ponta Grossa, Boa Ventura de São Roque e estamos disponíveis a todos que solicitarem”, diz.
Para a vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eva Schran, a articulação de municípios é uma maneira de ampliar o atendimento às vítimas de violência. “Contamos com a primeira casa abrigo para mulheres ameaçadas de morte da região e colocamos nossa estrutura à disposição das vítimas”, destaca.