A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai chamar quatro médicos-legistas e 20 agentes de necrópsia. Todos são remanescentes de concurso públicos em vigor. De acordo com a Sesp, esses profissionais serão nomeados para unidades da Polícia Científica no Paraná.
Conforme a Sesp, esses profissionais já estão sendo chamados desde essa quarta (12) para exames médicos exigidos para a contratação. Embora ainda não tenha sido divulgado qual será o destino desses profissionais a expectativa é de que o Instituto Médico Legal de Guarapuava seja um dos contemplados.
Passando por sobrecarga de trabalho e com plantões que prejudicam as famílias de quem perdem pessoas por morte violenta, o IML se ressente com a falta, principalmente, de agentes de necrópsia. Assim, para atender a demanda serão necessários mais dois agentes.
Da maneira como está, o IML tem expediente das 8h às 20h. De acordo com essa carga horária, quem perde parente após às 20h tem que esperar até o dia seguinte para a liberação do corpo. Porém, nos fins de semana a espera se estende até a segunda feira seguinte.
Essa situação caótica vem sendo abordada pelo Portal RSN há muito tempo. Assim, uma das últimas reportagens pautou o pronunciamento do deputado Artagão Júnior numa das sessões da Assembleia.
“Eu estava viajando e quando voltei li a matéria da RSN antes de entrar na sessão e fiz um pronunciamento na tribuna”. De acordo com o parlamentar a sua abordagem teve eco no Governo.
“Tenho uma audiência agendada com o secretário Romulo Marinho Soares quando vou pleitear mais agentes para Guarapuava”.
Leia outras notícias no Portal RSN.