Guarapuava está no mapa dos destinos inteligentes do Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo. Além do município, outros 16 municípios aptos a participarem do edital Estratégia Nacional de Destinos Inteligentes Brasil, recebem suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). A Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística está oferecendo o treinamento.
O Ministério do Turismo elaborou o Mapa do Turismo Brasileiro para identificar o desempenho da economia do setor. Conforme o Ministério, as cidades agrupadas nas categorias A e B, apresentam solidez no setor turístico. Além disso, atrativos com fluxo significativos e maior quantidade de estabelecimentos de hospedagem. No Paraná, três municípios são classificados como categoria A e 14 na B, onde Guarapuava está entre outras cidades.
Os destinos selecionados receberão o certificado de DTI em Transformação. Isso não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. Conforme o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística, da Secretaria, Yuri Lobo, isso já é um começo. “Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente”.
PROCESSO
A ação do Ministério vai selecionar 10 cidades – pelo menos uma por Região no Brasil – para receberem consultoria sobre planejamento de sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes e criação de Planos de Transformação.
Em seguida, os destinos indicados vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, alinhada à metodologia DTI. Por fim, para maiores informações clique aqui e acesse o edital e os anexos.
Leia outras notícias no Portal RSN.