22/08/2023
Economia

Guarapuava é uma das quatro cidades que terá a RedeSim no Paraná

imagem-82476

Cristina Esteche

Guarapuava é um dos quatro municípios paranaenses contemplados com a implantação da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), uma ferramenta disponibilizada pelo Sebrae que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, on line.

De acordo com a coordenadora do programa Guarapuava Empreendedora, Ana Claudia Klosouski, o município foi selecionado  pelo ambiente favorável que Guarapuava oferece ao meio empresarial pela agilidade nos processos na abertura de novos empreendimentos. “Em três meses de atuação do programa 205 micro empresas já foram formalizadas em Guarapuava e realizados 370 atendimentos”.

Segundo Ana Claudia, com a RedeSim, que será lançada no dia 12 de dezembro deste ano, o empreendedor abre a empresa e só retorna na Agência do Empreendedor  com sede na Prefeitura para pegar o alvará. “Estamos no mesmo patamar que Londrina e Maringá e antes que Cascavel que será a quarta cidade a contar o programa. Nós somos o terceiro”.

Destaque

O programa conta também com o Inova, uma parceria com o Sebrae, que possibilita às empresas terem acessos a produtos de inovação, com 80% de subsídio. “Já atendemos 162 empresas com esses serviços”, diz Ana Claudia.

A capacitação profissional também é oferecida aos novos empreendedores. Mais de 100 já participaram de palestras sobre microempreendedorismo individual; foram realizadas cinco oficinas sobre gestão envolvendo 175 empreendedores, além de 40 qualificados pelo Bom Negócio Paraná.

“Guarapuava tem sido destaque nos eventos nacionais nos quais temos participado. Num encontro recente em Recife fui a única convidada para expor o nosso modelo e já estamos recebendo pedidos de outros estados, inclusive do Maranhão”, comemora Ana Claudia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.