Um projeto político iniciado em Guarapuava há cerca de nove anos baliza o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho a alçar voos mais altos. Ele troca o Podemos de Álvaro Dias, do qual atuou como presidente, e aceita o convite feito pelo PSDB nacional. De acordo com Cesar Filho, que ainda está em São Paulo, as tratativas começaram há algum tempo.
Uma das conversas ocorreu em jantar com o ex-governador Beto Richa durante vinda a Guarapuava em novembro de 2021. Em seguida, as conversas evoluíram com outros ‘tucanos de alta plumagem’, gerando uma conversa com lideranças nacionais.
Vim a São Paulo para uma primeira conversa com João Doria e com o Bruno Araújo [presidente nacional do PSDB]. E tudo ocorreu muito rápido e já ficou decidido que o PSDB do Paraná terá uma candidatura ao Governo.
Uma foto selando o acordo vazou à imprensa e ganhou repercussão em nível nacional nessa terça (18). Entretanto, ele ainda não se desfiliou do ‘Podemos’. Embora já tenha comunicado o senador Álvaro Dias mesmo antes da conversa com o PSDB nacional. Assim sendo, o ex-prefeito de Guarapuava abre mão de uma sigla a qual construiu no Estado.
Como base, o partido conta com três senadores e um pré-candidato à presidência da República. O motivo, segundo ele, é a determinação na construção de um projeto de governo que coloca Guarapuava como vitrine no cenário político nacional. Isso porque enquanto prefeito, Cesar Filho criou uma plataforma administrativa que proporcionou uma gestão agregadora, moderna.
Um dos exemplos são os projetos voltados à tecnologia e inovação, que mudam o perfil econômico do Município. Conforme disse o ex-prefeito em conversa com o Portal RSN na manhã desta quarta (19), trata-se de modelo que fez história na nossa Região.
“Eu sou o único político da minha geração que tem experiência parlamentar, eleito deputado e no Executivo. E sei que há uma ansiedade do eleitor por um nome que represente um pensamento novo. Mas que ao mesmo tempo tenha lastro para demonstrar capacidade de realização e transformação”.
Cesar Filho lembra que foi o prefeito reeleito com a maior votação entre as 10 maiores cidades do Paraná.
São elementos que nos encorajam a levar essa experiência. É um modelo de gestão moderna, calcada nas parcerias público-privadas. E o que me motiva na política é levar para o Paraná o modelo que implantei em Guarapuava.
SEGUNDA VEZ
Essa não é a primeira vez que o ex-prefeito pleiteia uma candidatura ao Governo do Paraná. Nas últimas eleições, em 2018, ainda no extinto PPS, ele lançou uma pré-candidatura majoritária. Todavia, acabou declinando. O partido optou por compor a aliança em torno do atual governador Ratinho Junior.
A partir disso, já ‘de olho’ no desejo de ocupar a vaga majoritária no Palácio Iguaçu, atende convite do senador Álvaro Dias. Desse modo, assume a presidência do ‘Podemos’ no Paraná. Assim, a caminhada pelo Estado iniciado dentro do então PPS, segue com a construção do novo partido.
Todavia, a condução do Partido e a aproximação deste com o governador Ratinho Junior, o levou a abrir espaço em outra legenda. Surge então o PSDB. “Já está certo. Tenho o aval do ex-governador Beto Richa, do deputado federal Valdir Rossoni. E agora das lideranças nacionais”.
Leia outras notícias no Portal RSN.