O prefeito Celso Góes (Cidadania) de Guarapuava se une a outros municípios para compor um consórcio. O foco é a compra de doses da vacina contra a covid-19. De acordo com o prefeito, ele se soma à proposta feita pela Frente Nacional de Prefeitos, após o Supremo Tribunal Federal (STF) dar essa autorização.
Entretanto, a compra de vacinas por estados e municípios, segundo STF, só poderá ocorrer em caso de descumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo governo federal. Conforme o STF, ou ainda de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. Algumas cidades estão interrompendo a vacinação contra a covid-19 pela falta de imunizantes disponíveis.
Todavia, prefeitos já se organizam. Conforme Celso Góes, na tarde dessa segunda (1) ele participou de reunião on-line com prefeitos de outros 10 municípios. A ideia é envolver o maior número possível de cidades para o projeto ganhar corpo e a iniciativa decolar. “A Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus, ganharia em agilidade, acelerando o ritmo das aplicações, fazendo a fila andar mais rapidamente”.
EM GUARAPUAVA
Com uma população estimada em mais de 180 mil habitantes, Guarapuava vacinou 4.426 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos. Alguns já tomaram a segunda dose da vacina. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nessa segunda (1) 480 pessoas receberam a vacina.
Leia outras notícias no Portal RSN.