22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Tecnologia

Guarapuava está entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

O município ocupa o 84º lugar no ranking Connected Smart Cities 2022. Já no Estado, 10 cidades também se destacam como as mais inteligentes

Guarapuava. 09/2019. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O município ocupa o 84º lugar no ranking Connected Smart Cities 2022. Já no Estado, 10 cidades também se destacam como as mais inteligentes (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Guarapuava entrou no ranking das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O levantamento Connected Smart Cities 2022, coloca a capital paranaense em primeiro lugar. Em toda a lista, o Paraná se destaca com 10 cidades, sendo elas Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°), Cascavel (50º), Apucarana (51º), Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º).

Ou seja, Guarapuava ficou apenas sete pontos atrás de Pato Branco, na Região. No quesito de empreendedorismo, o município chega a ocupar o 18° lugar, a frente de Ponta Grossa que ficou em 24°. Já no eixo de urbanismo, Guarapuava está em 30° posição.

INOVAÇÕES

Desse modo, a expectativa é que os índices melhorem nas próximas pesquisas. Isso porque houve a implementação do 5G e outras inovações em Guarapuava fazem o município entrar na corrida para se tornar cada vez mais inteligente. Um exemplo disso é o bairro planejado Cidade dos Lagos, que além de toda a infraestrutura, se destaca também por ser o primeiro bairro planejado do país a ter a conectividade da quinta geração.

Além disso, o município abriga o Vale do Genoma, responsável por pesquisas, especialmente na área de genética e inteligência artificial aplicadas à saúde. Já o Instituto de Pesquisa para o Câncer (Ipec) também valoriza a pontuação de Guarapuava no ranking, porque torna a cidade um polo de pesquisa sobre a doença.

Curitiba conquistou, mais uma vez, o título de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil. Além disso, o Paraná é o primeiro da Região Sul e o segundo Estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, depois de São Paulo.

LEVANTAMENTO

Conforme as informações, o ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos. Tais como, mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Assim, o estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, esse é um grande resultado para o Estado.

Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná um Estado cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses no ranking Connected Smart Cities demonstra que estamos no caminho correto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.