Guarapuava entrou no ranking das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O levantamento Connected Smart Cities 2022, coloca a capital paranaense em primeiro lugar. Em toda a lista, o Paraná se destaca com 10 cidades, sendo elas Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°), Cascavel (50º), Apucarana (51º), Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º).
Ou seja, Guarapuava ficou apenas sete pontos atrás de Pato Branco, na Região. No quesito de empreendedorismo, o município chega a ocupar o 18° lugar, a frente de Ponta Grossa que ficou em 24°. Já no eixo de urbanismo, Guarapuava está em 30° posição.
INOVAÇÕES
Desse modo, a expectativa é que os índices melhorem nas próximas pesquisas. Isso porque houve a implementação do 5G e outras inovações em Guarapuava fazem o município entrar na corrida para se tornar cada vez mais inteligente. Um exemplo disso é o bairro planejado Cidade dos Lagos, que além de toda a infraestrutura, se destaca também por ser o primeiro bairro planejado do país a ter a conectividade da quinta geração.
Além disso, o município abriga o Vale do Genoma, responsável por pesquisas, especialmente na área de genética e inteligência artificial aplicadas à saúde. Já o Instituto de Pesquisa para o Câncer (Ipec) também valoriza a pontuação de Guarapuava no ranking, porque torna a cidade um polo de pesquisa sobre a doença.
Curitiba conquistou, mais uma vez, o título de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil. Além disso, o Paraná é o primeiro da Região Sul e o segundo Estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, depois de São Paulo.
LEVANTAMENTO
Conforme as informações, o ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos. Tais como, mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Assim, o estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, esse é um grande resultado para o Estado.
Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná um Estado cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses no ranking Connected Smart Cities demonstra que estamos no caminho correto.
Leia outras notícias no Portal RSN.