22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Vagas de emprego

Guarapuava fecha janeiro com saldo positivo de vagas de trabalho

Mesmo com pandemia, o município encerrou janeiro de 2021 com 401 novos postos de trabalho. Serviços alavancaram os números, diz 'Novo Caged'

carteira-de-trabalho-1-1

Mesmo com pandemia, o município encerrou janeiro de 2021 com 401 novos postos de trabalho (Foto: Divulgação)

Mesmo com os impactos da pandemia e com decretos com impõem restrições às atividades não essenciais em Guarapuava e no Paraná – para prevenir a expansão da covid-19 -, a economia não para de dar sinais de recuperação. Pelo oitavo mês consecutivo, Guarapuava registrou saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada.

Assim, conforme o ‘Novo Caged’ – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o mês de janeiro teve 1.821 contratações e 1.420 demissões, resultando em saldo de 401 postos criados no município. Os setores que impulsionaram positivamente nesse números são o Setor de Serviços com 213 novas contratações, seguido do Comércio com 82 novos postos.

Já o Setor da Construção Civil, teve 69 novas contratações. E por fim a Indústria, 67 novos postos com carteira assinada no município.

PARANÁ

De acordo com o ‘Novo Caged’, os números também são positivos no Paraná. O processo de recuperação da economia, abalada pela pandemia da covid-19 trouxe números animadores em janeiro de 2021. Desse modo, janeiro terminou com saldo positivo de 24.342 postos de trabalho com carteira assinada.

Os Setores que mais empregaram foram: Indústria com 8.934 postos criados; Serviços com 8.479 vagas; Construção Civil que teve 4.758 novas contratações; Comércio com 1.790. E Agropecuária que fechou janeiro com 381 novos postos com carteira assinada. De acordo com o ‘Novo Caged’, este é o quinto melhor resultado do Brasil no mês. Além disso, representa um aumento de 33,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, o Paraná fechou janeiro com quase 10% dos postos formais no país. Assim sendo, o Estado só está atrás de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O Paraná abriu 52.670 vagas de emprego em 2020, mesmo em um ano marcado pela pandemia. Entretanto, em dezembro de 2020, o saldo de empregos formais com carteira assinada ficou negativo no Estado, com 9.659 vagas fechadas.

BRASIL

Por fim, o Brasil apresentou saldo positivo de 260.353 vagas no primeiro mês deste ano. Os setores que impulsionaram o saldo positivo foram Indústria com 90.431 novas vagas; Serviços com 83.686 contratações; Construção Civil que finalizou janeiro com 43.498 postos; Agropecuária teve 32.986 novas contratações.

E por fim, o Setor do Comércio finalizou o primeiro mês do ano com 9.848 novos postos de trabalho. Contudo, um Setor não divulgado registrou fechamento de 96 vagas de trabalho no país. Em dezembro, o saldo fechou negativo com 93.726 vagas encerradas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.