22/08/2023



Cotidiano Economia Guarapuava Paraná

Guarapuava fecha março com 45 novos postos de trabalho

Comércio teve maior queda no 1º trimestre

carteira-de-trabalho-1-1

(Foto: Divulgação)

Guarapuava fechou o mês de março de 2019, com saldo positivo de 45 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os números são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Foram 1.429 admissões contra 1.384 demissões no Município.

De acordo com o levantamento, os setores que tiveram maior saldo positivo de postos de trabalho foram: Serviços com 93 novas vagas, Construção Civil 19 vagas, Serviços Industriais de Utilidade Pública com oito novos postos e Comércio, com seis vagas. As maiores quedas em março foram no setor de Indústria da Transformação com 51 postos de trabalho fechados, Agropecuária com 28 vagas a menos em Guarapuava, e um posto de trabalho fechado no setor de Administração Pública.

De janeiro a março deste ano, o saldo acumulado é de 480 novos postos de trabalho em Guarapuava, com 658 novas admissões contra 178 demissões. Os setores que mais empregaram no trimestre no Município foram: Serviços com 276 vagas, Construção Civil com 154 e Agropecuária com 130 vagas de trabalho. A maior queda no período em Guarapuava foi registrada pelo Comércio, com 166 postos de trabalho fechados. Nos últimos 12 meses, o saldo em Guarapuava foi positivo, com 830 novos postos.

No Paraná, o mês de março teve queda nos postos de trabalho segundo o Caged, com saldo negativo de 1.211 vagas. Foram 99.248 admissões contra 100.459 demissões. Os setores que tiveram saldo positivo no Estado foram: Agropecuária com 196 novos postos, Serviços com 133 vagas, Serviços Industriais de Utilidade Pública com 91 postos de trabalho e o setor de Administração Pública com 27 novas vagas.

As maiores baixas ficaram nos setores do Comércio com fechamento de 624 vagas, Indústria de Transformação com redução de 541 postos de trabalho, seguidos da Construção Civil com menos 462 vagas e Extração Mineral com 31 postos fechados.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo