22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava

Guarapuava fecha março com saldo positivo de 311 vagas de trabalho

Os dados do Novo Caged mostram que não houve setores com saldos negativos. Os destaques do mês são os setores de Serviços e Indústria

O Ônibus Itinerante estará no Terminal da Fonte (Foto: Reprodução/Vagas.com)

Os dados do Novo Caged mostram que não houve setores com saldos negativos. Os destaques do mês são os setores de Serviços e Indústria (Foto: Reprodução/Vagas.com)

Guarapuava fechou o mês de março com saldo positivo de 311 vagas de emprego, conforme os dados do Novo Caged. O relatório divulgado nessa quinta (27) mostra que o município está aos poucos se recuperando dos resultados negativos nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. O último mês já teve um ‘fôlego’, pois fechou com saldo 287 postos de trabalho. Agora, março teve um aumento de 8% de vagas.

Mesmo que seja de apenas um dígito, os dados apontam uma melhora no setor de empregos que movimenta a economia. Até porque o relatório não apresenta setores com saldo negativo. Novamente, o setor que lidera o ranking de maiores saldos é o de Serviços. Com 906 admissões contra 771 desligamentos, um saldo de 135 postos de trabalho criados.

Em seguida, a Indústria se destaca com 473 contratações diante de 356 demissões, tendo assim um resultado positivo de 117 vagas criadas/mantidas. Já o Comércio teve uma queda de vagas, mas não chegou a um saldo negativo. Em março, o setor contratou 780 pessoas, por outro lado, houve 738 desligamentos. Ou seja, um saldo de 42 admissões.

SALDOS BAIXOS

Entre os número mais baixos, está o setor de Construção Civil que teve um saldo positivo de apenas um posto de trabalho com carteira assinada. De acordo com o Novo Caged, houve a contratação de 270 pessoas e o fechamento de 269 postos de trabalho com carteira assinada. Em fevereiro, o segmento teve um resultado negativo de 28 vagas. Ou seja, apesar do saldo pequeno, já é uma recuperação para o setor.

A Agropecuária também não teve um dos melhores números. O setor contou com 160 admissões e 144 desligamentos, totalizando saldo de 16 pessoas admitidas. Em comparação a fevereiro, o setor apresentou queda no resultado, quando encerrou o mês com um saldo de 36 vagas criadas. Assim, o setor teve uma queda de contratações de 55% em março, comparado com o mês anterior.

PARANÁ

O Paraná terminou o mês de março com saldo positivo de 13.387 vagas de emprego com carteira assinada. Isso porque houve 170.527 vagas criadas e 157.140 postos de trabalho encerrados. Dessa forma, o Estado alcançou o melhor resultado do Sul e o quinto melhor do País no período, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo