22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Guarapuava fica de fora da primeira etapa do Voe Paraná

Guarapuava depende ainda da finalização das obras do Aeroporto Tancredo Tomas de Faria para inclusão dos voos da Gol e da Azul

voe parana

Guarapuava estará na segunda etapa do Voe Paraná (Foto Gilson Abreu AENPr)

Guarapuava ficou de fora da primeira etapa do programa Voe Paraná, do Governo do Estado. De acordo com informações oficiais, a causa é que o Aeroporto Tancredo Tomas de Faria ainda está em fase de readequação. Porém, as obras priorizam também os voos da Azul. Essa rota é da cidade até o aeroporto internacional de Campinas (SP).

Assim, nessa primeira fase que começa na terça (22), nove voos ligando seis cidades marcam a largada do programa. Conforme a Casa Civil, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior vai participar do primeiro dia de funcionamento do programa. Ele estará no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a partir das 10 horas. Assim ele recepciona os passageiros que se preparam para embarcar nos voos Curitiba-União da Vitória e Curitiba-Guaíra. Ambos os voos têm saída marcada para as 12h15. Está previsto um batismo das aeronaves com jato de água.

“É o maior projeto de aviação regional da história do Estado. Nosso planejamento sempre foi fazer com que a Capital e o Interior ficassem mais próximos, desenvolvendo o Paraná por completo, levando mais indústrias para outras regiões e consequentemente gerando mais empregos”.

ROTA

De acordo com o cronograma, sem Guarapuava, a rota inaugural parte de Campo Mourão, no Centro-Oeste, às 7h20 de terça (22), com destino a Curitiba. O tempo é estimado em 1h30. Haverá ainda, no mesmo dia, os voos entre Curitiba e Guaíra (ida e volta), Curitiba e Paranaguá (ida e volta). Além de Curitiba e Francisco Beltrão, com escala em União da Vitória (ida e volta).

Conforme a escala, no dia seguinte, quarta (23), haverá a estreia das linhas Curitiba-Arapongas (ida e volta); Curitiba-Paranavaí (ida e volta). Além de  Curitiba-Campo Mourão (ida); Telêmaco Borba-Cornélio Procópio (ida e volta); Telêmaco Borba-Curitiba (ida) e Curitiba-Cianorte (ida).

De acordo com o Governo, ao todo, serão 55 voos semanais ofertados pela Gol para 12 cidades do interior. Assim, este é o maior programa regional da empresa no País. Todas as cidades contam com população variando entre 32 mil e 155 mil habitantes.

OUTROS VOOS

Além das rotas que integram o Voe Paraná, a Gol mantém outros 318 voos mensais no Paraná. De acordo com a empresa, serão 14 mil assentos por dia no Estado, 4º maior do País. Ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina.

AZUL

A Azul também ampliou a lista de voos ofertados no Paraná. De acordo com a Azul, em janeiro a empresa operava com 323 decolagens, número que saltou para 391. A companhia está em oito cidades: Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo. São 52.838 assentos ofertados no total, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com informações oficiais, o Governo do Estado e a Azul acertam, ainda, os últimos detalhes para abrir a linha Umuarama-Curitiba. É a terceira nova rota dentro do Estado apenas neste ano. Assim que o aeroporto ficar pronto, ele será certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a intenção da companhia é começar a operação em até 60 dias.

LATAM

A Latam anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado no primeiro semestre. A frequência passou de 198 para 290 por semana, aumento de 17%. A companhia já operava outras rotas regulares em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina e, agora, Maringá se transformou na quarta base paranaense, o que encerra uma espera de 11 anos.

REDE 

Os avanços conquistados nos últimos meses consolidam o Paraná como uma das maiores redes do País em volume de decolagens domésticas por semana. O Estado é o terceiro maior mercado da Azul e o quarto para a Gol e para a Latam. Para ampliar as frequências, o governo reduziu a alíquota do ICMS da querosene de aviação de 18% para 7%.

INTERNACIONAL

As rotas internacionais também aumentam. A empresa JetSmart anunciou que iniciará no dia 5 de janeiro voos regulares entre Foz do Iguaçu e Santiago (Chile). A Latam vai ampliar a rota entre Foz e Lima (Peru) e oferecer a ligação entre Curitiba-Assunção (Paraguai), em parceria com a Paranair. A companhia também começa a operar, em março, o voo direto entre Curitiba e Santiago – as passagens já estão sendo comercializadas. A Gol programou novos voos entre Foz e a capital chilena entre dezembro e março

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo