22/08/2023


Agronegócio Guarapuava Região

Guarapuava fica em destaque nas principais safras de milho do estado

Além do município, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã, Pitanga, Pinhão e Candói também estão no relatório do Deral

MILHO

O Deral estima uma produção total de 4,112 milhões de toneladas no estado (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Relatório de plantio e principais safras do estado indica que 7% das lavouras paranaenses já avançaram para frutificação. Além disso, 26% estão em floração e 67% seguem em descanso vegetativo. Guarapuava e municípios da Região estão entre os destaques.

As regiões que têm mais lavouras avaliadas como médias condições são Pitanga, com 30%. Francisco Beltrão e Toledo, com 20%. Cascavel, Ivaiporã e Pato Branco, 10%. Cornélio Procópio, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa, com 5%. Por fim, Campo Mourão com 3%.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, os bons resultados são devido aos cuidados com o solo e toda tecnologia aplicada nas lavouras da Região.

Contudo, Guarapuava finalizou a primeira safra com 63.900 hectares plantados, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Para a segunda safra de verão, espera-se 10.900. Atualmente, de acordo com Dirlei Manfio, técnico do Deral em Guarapuava, o Município representa o segundo maior produtor de milho do estado. Ficando atrás apenas de Ponta Grossa.

Já para esta safra de verão, o Deral estima uma produção total de 4,112 milhões de toneladas. De acordo com o departamento, a expectativa é de que a produtividade retome os patamares de 166 sacas por hectare.

Por fim, União da Vitória corresponde a única lavoura que ainda está em germinação. 

Leia mais notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo