Onze municípios do Paraná terão voos da Gol com destino a Curitiba. Entretanto, o programa ‘Voe Paraná’ que será lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, não inclui Guarapuava nesta primeira fase. De acordo com o Governo do Estado, a inclusão do município ainda não foi possível, porque depende de autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
A intenção do Governo é de que seja possível a inclusão na segunda fase do programa. Porém, de acordo com informações da Prefeitura, o prefeito Cesar Filho está buscando uma solução para que o município seja contemplado com os voos da Gol. Conforme informações antecipadas ao Portal RSN, o anúncio do governador listará os aeroportos dos municípios de Paranaguá, União da Vitória, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Arapongas, Campo Mourão, Guaíra, Cianorte e Paranavaí.
VOE PARANÁ
O programa ‘Voe Paraná’ será lançado às 16h desta quarta (6), no Aeroporto Bacacheri, em Curitiba. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, estará com o governador para o lançamento. De acordo com o programa, nesta primeira etapa os municípios serão ligados por voos regulares três vezes por semana. Serão 12 vagas para passageiros em aviões turbohélice Caravan.
De acordo com o Governo do Paraná, a intenção é promover o desenvolvimento das várias regiões do estado. “Novas rotas aéreas são fundamentais para a integração dos municípios, para a atração de novos investimentos, para fomentar o turismo”.
Com essas novas rotas, o Paraná passa a ter a malha aeroviária mais intensa de todos os estados brasileiros.
AS OBRAS DO AEROPORTO
De acordo com o empresário Rudival Kascuk, que coordena a comissão composta por investidores no Aeroporto Tancredo Tomas de Faria, até o fim deste mês as obras pendentes deverão estar prontas. “Ainda é preciso remover algumas casas do entorno e hangares”.
Conforme disse Rudival, 15 máquinas estão trabalhando no local para “limpar a área”. De acordo com o empresário, partir disso, a Phênix, que presta consultoria aeroportuária ao município, concluirá o projeto e o apresentará à Anac.
De acordo com o Comandante Clairton Hammer e vice-presidente da Phenix Aeroportos, o voo da Gol não tem nada a ver com o processo atual que visa voos comerciais da Azul Linhas Aéreas. “Tudo está sob controle e dentro dos prazos estimados”, disse ao Portal RSN.