O Tribunal de Justiça liberou o resultado do Mutirão do Júri realizado no Paraná no mês de abril.
No total, foram realizados 221 julgamentos em todo o Estado. O número de julgados superou as expectativas fixadas pelo TJ, que projetou uma estimativa de 200 julgamentos para o período.
Com o resultado do Mutirão, o Tribunal de Justiça do Paraná se aproxima de 50% do cumprimento da Meta nº 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
Entre as comarcas que se destacaram no mutirão estão Londrina, com 27 julgamentos realizados pela 1ª Vara Criminal e Guarapuava, com 24, também na 1ª Vara Criminal.
De acordo com o juiz auxiliar da presidência do TJ e gestor das metas da Enasp, Francisco Cardozo Oliveira, em função do sucesso alcançado e da adesão de juízes, promotores, advogados, defensores públicos e servidores do TJ, a administração do Tribunal planeja a repetição de mutirões do Tribunal do Júri, ainda em 2012.
Meta 4
O Mutirão do Tribunal do Júri veio atender à Meta nº 4, estabelecida pela Enasp, que diz respeito aos julgamentos de ações penais relativas a homicídios dolosos distribuídos até 31 de dezembro de 2007. Criada em 2010, a iniciativa é resultado de parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ), acrescentou o magistrado.