Guarapuava recebeu 1.130 doses de vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19 nesta sexta (14). A vacinação vai iniciar com crianças de 5 a 11 anos que têm alguma comorbidade e as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com a Prefeitura, a aplicação vai ocorrer nesta segunda (17), a partir das 9h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Morro Alto, Santana e Campo Velho. O pai ou responsável deve levar uma cópia do atestado/laudo médico ou da receita do medicamento de uso contínuo. No entanto ela vai ficar retida no momento do atendimento.
Além disso, também é preciso apresentar certidão de nascimento.
As crianças com comorbidades já têm o atestado ou receituário de medicamento de uso contínuo, basta apresentar o documento na hora da vacinação. Caso não tenham, as famílias devem buscar os médicos de referência que já tratam a criança.
VACINAS CHEGAM AO PARANÁ
O Paraná recebeu 65.500 vacinas pediátricas contra a covid-19 da Pfizer nesta sexta (14). As doses enviadas pelo Ministério da Saúde destinam-se à crianças de 5 a 11 anos e fazem parte do primeiro lote exclusivo para este público. De acordo com o Governo Federal, são 5,5 mil a mais em relação a programação inicial.
A estimativa da Secretaria de Saúde é que as 399 cidades do Estado tenham doses disponíveis para iniciar a vacinação já neste sábado (15). Conforme o Ministério da Saúde, o Paraná tem cerca de 1.075.294 crianças de 5 a 11 anos. Dessa forma, as vacinas recebidas até o momento devem ter uma cobertura de 5% do público.
Vamos continuar seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)4 e iniciaremos a vacinação dessas crianças pelos grupos prioritários que incluem pessoas com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e assim por diante. Tão logo o Paraná receba novas doses, avançaremos na vacinação.
NOVOS CASOS EM GUARAPUAVA
A Secretaria de Saúde divulgou hoje mais 719 novos casos de covid-19 em Guarapuava. Conforme o Boletim Epidemiológico, há 3.843 pessoas com o vírus ativo. Ou seja, com grande potencial de transmissão. Além disso, há 127 testes ainda sem resultado. Contudo, não há confirmação de novas mortes.
Leia outras notícias no Portal RSN.