22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava inicia nesta sexta (7), a vacinação de pessoas com comorbidades

Vacinação inclui pessoas com síndrome de down, doença renal crônica, gestantes e puérperas acima de 18 anos. E deficientes permanentes entre 59 e 55 anos

vacina

Vacinação inclui pessoas com síndrome de down, doença renal crônica, gestantes e puérperas acima de 18 anos. E deficientes permanentes entre 59 e 55 anos (Foto: Arquivo/Portal RSN)

A Saúde de Guarapuava inicia nesta sexta (7), uma nova fase de vacinação contra a covid-19, contemplando pessoas com comorbidades. Os grupos prioritários estão definidos pelo Plano Estadual de Vacinação. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da Campanha, Chayane de Andrade, todos os idosos de Guarapuava já estão imunizados.

“E começamos nesta sexta (7) a vacinação para um grupo específico de pessoas com comorbidades. Nossa estimativa é que agora, mais de 16 mil pessoas que estão expostos à covid-19 e podem desenvolver formas graves, sejam vacinadas”.

Já o chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Dr. Hiagor Silva, afirmou que essa etapa terá três partes. Além disso, o andamento dependerá do quantitativo de doses que o município receber. “Faremos a abertura da vacinação destacando os grupos como portadores de doenças renais crônicas em terapia de substituição renal como diálise, os pacientes com Síndrome de Down, desde que acima de 18 anos. Além disso, gestantes e puérperas (“mulheres de dieta”) com comorbidades. E as pessoas com a deficiência que recebem o BPC e são acompanhados pela Assistência Social”.

Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, durante uma live hoje (6), a diretora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da Campanha, Chayane de Andrade, ainda apresentou um balanço dos 107 dias de vacinação no município. Desse modo, até o momento, mais de 12 mil pessoas receberam as 1ª e 2ª doses.

COMPROVAÇÃO

Assim, para receber o imunizante é necessário comparecer a Central de Vacinação, em frente à Prefeitura com um documento com foto. Conforme a Saúde, para a população que utiliza o SUS, não precisa apresentar receitas e atestados médicos. Antes de receber a dose, haverá consulta do histórico da pessoa no sistema da rede municipal.

Contudo, quem utiliza o sistema de Saúde Privado deverá levar a declaração que consta a comorbidade, emitida pelo CRM (Conselho Regional de Medicina do Paraná) e assinada pelo médico.

PRIMEIRA FASE SEXTA (7)

  • Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos;
  • Pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal como diálise, acima de 18 anos;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente atendidas pela Assistência Social, com idade entre 59 e 55 anos;

DÚVIDAS

Por fim, para acessar a lista completa das comorbidades contempladas pelo Plano de Vacinação e a forma de comprovação, clique no link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo