22/08/2023
Cotidiano Economia Em Alta

Guarapuava interrompe ciclo de quedas e abre 328 novas vagas de emprego

Após seis meses no vermelho, município registra recuperação. Dados de dezembro vão definir se a cidade fechará o ano com saldo positivo ou negativo

Comércio e agropecuária impulsionaram crescimento (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Guarapuava conseguiu interromper uma sequência negativa de seis meses na geração de empregos formais. Dados do Novo Caged, divulgados nesta terça (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que o município abriu 328 novas vagas com carteira assinada em novembro. O resultado é fruto de 2.097 admissões frente a 1.769 desligamentos.

A recuperação ocorre após o município registrar, em outubro, o segundo pior saldo do Paraná, com um déficit acumulado que chegava a -426 vagas no ano. Com o fôlego de novembro, Guarapuava reduziu esse prejuízo e agora soma um saldo negativo de -85 postos no acumulado de 11 meses. O fechamento oficial de 2025 dependerá dos dados de dezembro, que serão divulgados em janeiro, para determinar se a cidade terminará o ano no azul ou no vermelho.

RECUPERAÇÃO POR SETORES

Diferente do cenário de outubro, em que apenas o setor de serviços e o comércio tentaram equilibrar a conta, em novembro a retomada foi mais abrangente:

Comércio: Liderou a abertura de postos com saldo de 124 vagas.
Agropecuária: Reverteu a queda anterior e registrou saldo positivo de 121 novas vagas.
Serviços: Manteve a trajetória de alta com saldo de 82 postos.
Construção: Abriu 15 novas vagas no mês.
Indústria: Segue como o ponto de atenção, sendo o único grande grupo a fechar o mês no negativo, com saldo de -14.

No recorte por gênero, das 328 vagas abertas em novembro, 169 foram preenchidas por homens e 159 por mulheres.

PARANÁ E BRASIL

Enquanto Guarapuava busca a estabilização, o Paraná se consolida como o terceiro estado que mais gera empregos no país em 2025. O estado fica atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Entre janeiro e novembro, foram 131.674 novos empregos. No mês de novembro, o saldo paranaense foi de 1.753 vagas, impulsionado principalmente pelo comércio e serviços.

No cenário nacional, a economia brasileira gerou 85,9 mil empregos formais em novembro. Embora o número seja positivo e eleve o acumulado do ano para 1,9 milhão de vagas, o resultado de novembro representa o pior desempenho para este mês específico desde o início da atual série histórica, iniciada em 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.