A Prefeitura de Guarapuava promoveu, durante 2023, o andamento do projeto Cidade Arborizada, que busca transformar a paisagem urbana da cidade. Isso ocorre ao mesmo tempo em que também proporciona benefícios ambientais. Até agora, cerca de 1.500 árvores foram plantadas e a expectativa é chegar a 2.500 até o fim deste ano.
Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o ‘Cidade Arborizada’ ocorre em parceria com a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg). Segundo Halmuth Brandtner, presidente da Surg, todas as árvores plantadas já vieram grandes, “por isso podemos ver o resultado tão rápido”.
Quando se planta mudas pequenas, muitas acabam sofrendo vandalismo e o projeto não avança. Por isso, mudamos a abordagem e já podemos ver o resultado com uma Guarapuava mais arborizada e mais bonita.
Conforme Halmuth, a intenção é não apenas embelezar a cidade, mas melhorar a qualidade de vida dos moradores. “A ideia é que as espécies possam limpar os poluentes do ar, equilibrando a temperatura e trazendo mais qualidade de vida. Assim, além de embelezar, elas trarão muitos benefícios para os moradores da cidade”.
Para o secretário de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves, o projeto também tem um papel ambiental. Isso porque, elas desempenham um importante papel na melhoria da qualidade do ar, redução da sensação térmica e diminuição da amplitude dos ruídos urbanos.
Além de abafarem o som do ambiente, as árvores desempenham um papel essencial na infiltração da água no solo, contribuindo para a redução do risco de inundações devido à quantidade significativa de água que penetra no solo. Esses benefícios ambientais destacam a importância da arborização como um valioso patrimônio ambiental, promovendo o aumento do fluxo de biodiversidade de flora e fauna.
A ação teve início com o plantio de mil mudas de árvores já adultas, medindo entre três e quatro metros de altura, em diversos pontos estratégicos da cidade. A escolha por árvores nativas e adaptadas às condições de clima e o solo da região busca maximizar a sobrevivência e crescimento das espécies.
Os cedros foram plantados na rua XV de Novembro, estendendo-se até a BR-277, abrangendo rotatórias e pontos-chave. As avenidas Ivo Carli e Ver. Serafim Ribas também receberam o plantio. Entre as espécies selecionadas estão Liquidâmbar, Extremosa, Álamo e Tridente, proporcionando uma diversidade que contribui para a ecologia urbana.
Leia outras notícias no Portal RSN.